Viver sem dor crônica é possível. Saiba como!
Postado em: 19/12/2022
A dor é considerada crônica quando os sintomas são regulares e prolongados e, normalmente, ultrapassam o período de três meses de duração.
Muitas dores estão relacionadas a doenças, no entanto, muitas vezes, não há nenhuma causa detectável nos exames, sendo a própria dor, o problema em si, como no caso da lombalgia. Pode ser descrita como aperto, choque, formigamento, queimação ou desconforto.
É sempre subjetiva e, por isso, o terapeuta da dor precisa ouvir atentamente as queixas do paciente sobre a qualidade e a intensidade sentida por ele, para escolher o melhor tratamento.
Ele costuma ser feito de maneira prolongada, a fim de amenizar a dor crônica, conforme a causa e quadro clínico do paciente. Geralmente varia de acordo com a origem e os sintomas da dor. No entanto, em alguns casos, podem ser receitados analgésicos para controle da dor, ou antidepressivos, já que a permanência da dor pode afetar psicologicamente o paciente.
Em algumas pessoas, inclusive, faz-se necessária a realização de bloqueios analgésicos em centro cirúrgico, com o auxílio de ultrassom ou radioscopia.
A dor é uma situação desconfortável que pode surgir por diferentes motivos, desde uma lesão ou inflamação até aspectos físicos e emocionais. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de um especialista para investigar a sua causa.
Tenha um diagnóstico preciso e fique livre da dor. Agende uma consulta com um dos especialistas da Clínica Ânima!