Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Hanseníase: conheça mais sobre essa doença

Postado em: 20/01/2023

Hanseníase: conheça mais sobre essa doença

A Hanseníase é uma das doenças mais antigas da história da humanidade. Ela causa lesões na pele e deve ser tratada o quanto antes, para evitar complicações.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse problema e o seu tratamento. Tenha uma boa leitura!

O que é a Hanseníase?

A “HANSENÍASE” é a doença causada pela bactéria bacilo de Hansen, que provoca lesões na pele e nos nervos periféricos. Essas lesões podem prejudicar a sensibilidade e a força muscular, devendo ser tratadas o quanto antes para evitar grandes impactos no indivíduo.

A Hanseníase é transmissível pelo contato prolongado com secreções do paciente, como lágrimas, saliva e gotículas nasais.

Quais são os sintomas da Hanseníase?

A Hanseníase se manifesta, principalmente, a partir de alterações táteis e mudanças no aspecto da pele. Os sintomas mais recorrentes da Hanseníase são:

  • o surgimento de manchas esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas na pele;
  • alterações de sensibilidade do local afetado, percebendo de forma diferente a dor, as mudanças de temperatura ou o simples toque;
  • alteração da temperatura corporal nos locais afetados;
  • sensações de fisgada, choque, dormência ou formigamento nos locais afetados;
  • ressecamento da pele;
  • redução da força muscular;
  • Surgimento de caroços e feridas;
  • inchaço nas articulações, nas mãos e nos pés;
  • perda de pelos corporais na região afetada;
  • sangramento nasal.

Ao notar esses sinais é importante procurar um médico para fazer o diagnóstico adequado.

Quais são os riscos da Hanseníase?

A Hanseníase tem efeitos progressivos e, sem o tratamento adequado, ela pode resultar na incapacidade de mover partes do corpo — como os pés e as mãos, ou mesmo as pálpebras para fechar os olhos. Isso pode trazer várias limitações para o dia a dia do indivíduo, além de significativos efeitos emocionais.

A Hanseníase é uma doença que ainda sofre muito preconceito, sendo conhecida anteriormente como Lepra — termo que não deve mais ser utilizado, devido à imagem negativa. É importante que os pacientes contem com uma rede de apoio e um trabalho multidisciplinar, para trabalhar todas as questões de saúde física e mental.

Como é o tratamento da Hanseníase?

A Hanseníase pode ser tratada com antibióticos ou com uma técnica chamada de Poliquimioterapia, tendo como objetivo matar a bactéria responsável pela doença. O tratamento deve ser definido junto com o especialista, levando em consideração as particularidades do paciente.

É importante destacar que a Hanseníase para de ser transmitida bem no começo do tratamento. Assim, o indivíduo pode ficar tranquilo quanto à segurança das pessoas ao seu redor.

É importante desconstruir uma série de crenças e preconceitos sobre a Hanseníase. As pessoas devem se informar sobre essa doença para se conscientizar e buscar ajuda o quanto antes. Quanto mais rápido a sociedade mudar suas ideias sobre esse problema, mais pessoas poderão contar com o tratamento adequado.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha te ajudado. Se ficou com alguma dúvida ou quer fazer uma avaliação, não deixe de entrar em contato e agendar um horário com nossos profissionais. Estamos à disposição!

Leia também:

O que é Síndrome Dolorosa Miofacial?

Fazer exercícios é benéfico para quem tem dor crônica?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.