Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

O que são Cistos Renais?

Postado em: 09/01/2023

Você já ouviu falar nos Cistos Renais? Eles podem ser assintomáticos ou causar uma série de incômodos nos pacientes, devendo ser diagnosticados e tratados de forma adequada.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse problema, seus sintomas e as intervenções necessárias. Tenha uma boa leitura!

O que são Cistos Renais

O que são cistos renais?

Os “CISTOS RENAIS” são pequenas bolsas, com ar ou com líquido, que se formam em regiões dos rins. Eles são assintomáticos na maior parte dos casos, mas às vezes também podem prejudicar o funcionamento renal. Os cistos podem surgir sozinhos, ou estar associados a alguma outra doença.

Quais são os sintomas dos cistos renais?

Quando os cistos renais se rompem ou causam algum prejuízo, os sintomas mais comuns são:

  • febre;
  • hipertensão;
  • dor na região abdominal, nos quadris, nas costelas ou nas costas;
  • a vontade muito frequente de urinar;
  • a presença de sangue na urina.

Os cistos renais são comumente confundidos com tumores, o que deixa os pacientes assustados. É importante ressaltar, porém, que eles não podem se transformar em câncer, mas ainda deve ser tratados por um bom profissional.

Como é feito o diagnóstico dos cistos renais?

Os sintomas dos cistos renais também podem estar ligados a várias outras doenças, devendo ser investigados por um especialista para determinar o diagnóstico. Eles são identificados a partir de exames de imagem, como a ultrassonografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Os cistos assintomáticos, inclusive, costumam ser descobertos a partir desses exames quando eles são realizados com algum outro objetivo. Ao perceber a existência dos cistos, o profissional pode encaminhar o paciente para um especialista, para verificar se é necessário o tratamento.

Como é o tratamento dos cistos renais?

Quando os cistos renais são assintomáticos e não apresentam riscos para o paciente, eles podem simplesmente ser acompanhados pelo especialista. É importante fazer consultas regulares para avaliar os riscos de complicações, mas muitas vezes não é preciso se submeter a um procedimento cirúrgico.

Quando os cistos trazem sintomas intensos ou riscos graves para o paciente, porém, é importante retirá-los a partir de uma cirurgia. Atualmente é utilizada uma técnica minimamente invasiva, chamada de vídeolaparoscopia.

A operação é feita a partir de três pequenas incisões, por onde são inseridos os instrumentos cirúrgicos e o laparoscópio. Essa ferramenta transmite imagens do interior do paciente para um monitor, de forma que o médico visualiza as estruturas necessárias e faz a remoção dos cistos.

O tratamento dos cistos renais é simples e o paciente logo está recuperado. O mais importante é ficar atento aos sintomas, para buscar ajuda profissional antes que o quadro se agrave.

Agora você sabe o que são cistos renais e como é o seu tratamento. Se você se identificou com algum dos sinais apresentados, não deixe de buscar um especialista para fazer uma avaliação!

Espero que o conteúdo de hoje tenha te ajudado. Se ficou com alguma dúvida ou quer marcar um horário com um de nossos especialistas, não deixe de entrar em contato. Estamos à disposição!

Leia também:

Viver sem dor crônica é possível. saiba como!

Acupuntura: aliada da saúde mental


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.