Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Principais causas de dor no joelho

Postado em: 18/01/2023

São muitas as possíveis Causas De Dor No Joelho, indo desde doenças até traumas (como fraturas). É importante conhecer esses riscos para evitá-los e procurar ajuda quando necessário.

No conteúdo de hoje você vai conhecer algumas das principais causas de dor no joelho. Tenha uma boa leitura!

Ligamento rompido

A ruptura de um dos ligamentos do joelho — seja qual for sua região — pode causar dores intensas e dificuldade para se movimentar. A causa desse problema pode ser um trauma, como uma queda, ou um movimento brusco que causa torção.

O tratamento pode ser feito com repouso, uso de faixa elástica e colocação de compressas, nos casos mais leves. Nos quadros mais complicados, pode ser indicada a cirurgia do joelho.

Traumas no joelho

Os traumas podem estar associados à quedas, acidentes e pancadas, podendo levar à torção do joelho ou à fratura, por exemplo. O nível da dor e o tratamento dependem da complexidade da lesão, podendo envolver repouso e fisioterapia, ou a necessidade de cirurgia.

Bursite

As bursas são bolsas que amenizam o impacto entre as estruturas de uma articulação, estando presentes entre os ossos do joelho, por exemplo. Quando essas bolsas inflamam, temos o quadro chamado de bursite — no qual o atrito das estruturas fica maior e o indivíduo começa a sentir dor.

A bursite pode ser causada por movimentos repetitivos durante a prática de esportes, por exemplo. O tratamento envolve o uso de antiinflamatórios, fisioterapia e, se necessário, cirurgia.

Tendinite

A tendinite é uma inflamação em um dos tendões do joelho, sendo causada pelo desgaste dessa estrutura por causas naturais ou por esforços excessivos. Ela é muito comum entre atletas e idosos, por esse motivo.

A doença pode ser tratada com antiinflamatórios, uso da faixa elástica no joelho e a prática de fisioterapia.

Artrose do joelho

A artrose é uma doença reumática e degenerativa, que causa o desgaste da cartilagem do joelho, levando a quadros de dor crônica. O paciente passa a ter dificuldade para se movimentar e realizar as tarefas do seu dia a dia.

A artrose, inicialmente, é tratada com o uso de antiinflamatórios, analgésicos e fisioterapia. Pode ser realizada uma infiltração intra articular para ajudar a controlar a dor no joelho, sendo necessário passar pela cirurgia em quadros mais avançados. Quando a articulação se encontra muito desgastada, pode ser indicada a substituição pela prótese de joelho.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, que causa a dor no joelho, a rigidez e o inchaço dessa articulação. Ela começa a ser tratada com o uso de antiinflamatórios e com a prática de fisioterapia, segundo as orientações médicas.

Esses são apenas exemplos de algumas das principais “CAUSAS DE DOR NO JOELHO”. Lembre-se que o tratamento deve ser definido sempre por um especialista, pois é preciso observar as particularidades de cada caso. Procure ajuda se a dor começar e siga os cuidados recomendados!

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha te ajudado. Se você sofre com dor no joelho, não deixe de entrar em contato para agendar um horário conosco!

Leia também:

Viver sem dor crônica é possível. Saiba como!

A dor crônica e o acúmulo de lesões: como tratar?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.