Especialista fala sobre Dores Crônicas
Postado em: 20/02/2023
As Dores Crônicas podem ter variadas causas e intensidades, mas elas trazem grandes prejuízos para o dia a dia dos pacientes. É importante saber mais sobre esse assunto para identificar se você sofre com esse problema e saber quando buscar ajuda.
No conteúdo de hoje vamos falar mais sobre a dor crônica, suas causas e tratamentos. Tenha uma boa leitura!
O que são dores crônicas?
Uma dor é considerada crônica quando dura por mais de três meses, ou permanece por mais de um mês depois de um problema ter sido tratado. Ela advém de disfunções do sistema nervoso, podendo estar associada a doenças crônicas, como a artrite reumatoide e a artrose, por exemplo.
Quais são as possíveis causas das dores crônicas?
A dor crônica pode ter diferentes origens. Ela pode ser:
- somática, quando é causada por uma lesão no corpo — como queimaduras, pancadas e perfurações;
- neuropática, quando é causada por disfunções no sistema neurológico, seja no cérebro, na medula espinhal ou nos nervos periféricos — como as neuropatias congênitas, o túnel do carpo e o Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- mista, quando é causada por questões neuropáticas e somáticas.
A intensidade e a regularidade das dores variam de acordo com o tipo de lesão e as condições de saúde gerais do paciente. Sua saúde mental, inclusive, pode contribuir para o desencadeamento de crises, já que corpo e mente estão sempre interligados.
Quais são as opções de tratamento para as dores crônicas?
As dores crônicas precisam de acompanhamento médico regular, sendo uma questão que estará presente ao longo de toda a vida do paciente. Com o tratamento adequado, no entanto, é possível controlar esse problema e cultivar uma boa qualidade de vida e bem-estar.
Uma das formas de tratamento é com o uso de medicações, que podem incluir analgésicos, antidepressivos e anticonvulsivantes, por exemplo, com o intuito de aliviar a dor. Essas medicações devem ser sempre utilizadas de acordo com as orientações médicas, já que a automedicação pode trazer novos problemas para o indivíduo.
Outra modalidade é a infiltração, que consiste na inserção de medicamentos dentro ou fora das articulações. Seu objetivo é levar os remédios diretamente ao local lesionado, tendo um efeito mais potente e direcionado.
Dependendo da questão, também podem ser indicadas a prática de fisioterapia ou a realização de uma cirurgia — para tratar a origem da dor, como a artrose e a artrite. Podem, ainda, ser utilizadas técnicas complementares, como a acupuntura, por exemplo.
O tratamento das “DORES CRÔNICAS” deve ser sempre individualizado, considerando as demandas e as particularidades de cada paciente. Com a ajuda de um bom especialista, fica muito mais fácil lidar com essa questão de uma forma equilibrada e saudável.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e tirado suas dúvidas sobre as dores crônicas. Se você está sofrendo com esse tipo de problema, não deixe de buscar ajuda profissional. Entre em contato e agende o seu horário com nossos especialistas, para começar a investir no seu bem-estar e na sua qualidade de vida.
Leia também:
Hanseníase: conheça mais sobre essa doença