Você já deve ter ouvido falar em Toxina Botulínica.
Trata-se de uma toxina que tem origem em uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Administrada em quantidades aceitáveis, é utilizada para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão na região dos olhos, regiões da testa, e também no espaço entre as sobrancelhas.
Toda a aplicação deve ser feita por profissionais qualificados. Após ser injetada, essa toxina age como um bloqueador neuromuscular, impedindo assim a transmissão de estímulos neurais para os músculos, inibindo a contração muscular.
Essas contrações musculares ocorrem todos os dias. Ao longo dos anos, elas se tornam marcas de expressão, à medida que a nossa pele envelhece. Por mais que existam cremes anti-rugas e outras opções, a toxina botulínica traz resultados visíveis de forma mais rápida.
E suas aplicações vão além da estética. A toxina botulínica pode ser usada também para o tratamento do suor excessivo, espasmo facial, enxaqueca e também estrabismo.
Quem pode receber aplicação de toxina botulínica?
Recomenda-se a aplicação em pessoas maiores de 25 anos, ou quando o paciente sentir incômodos das linhas de expressão. Além disso, é importante que pessoas que tenham algum tipo de alergia, realizem exames antes, para evitar qualquer problema futuro.A aplicação de toxina botulínica é considerada um procedimento seguro. E é preciso que seja feita por um médico habilitado. Se usada de forma correta, não provoca perda de expressão e ajuda a evitar o envelhecimento precoce.
Quais são os resultados?
O efeito da toxina botulínica é observado em, no máximo, duas semanas. Não é necessário repouso após a aplicação. Contudo, recomenda-se que não se pratique exercícios físicos, e nem sejam feitas massagens no local. A aplicação costuma durar de 3 a 4 meses. Há casos que podem se estender por até 6 meses.
É necessário o intervalo de no mínimo 3 meses entre cada aplicação!