Tipos de dor: quando devo me preocupar?
Postado em: 19/10/2022
Entre as dores mais conhecidas estão a dor crônica e aguda. A dor aguda é intensa e dura um tempo curto. É mais um sintoma de que o corpo está sendo ferido de alguma forma. Em geral, ela desaparece com a cicatrização do ferimento.
Já a dor crônica dura um longo período de tempo. Pode variar de leve a severa. A dor é considerada crônica se durar mais de 3 meses.
Outros tipos de dor:
▪️ A dor neuropática pode ser incapacitante, acometendo pacientes com diabetes mellitus e outras doenças. A neuropatia ocorre em áreas ou órgãos envolvidos em lesões ou doenças neurológicas, quando o Sistema Nervoso Central ou periférico causa sensações como formigamento, queimação, adormecimento e choques;
▪️ A dor disruptiva pode ser mais intensa do que a crônica, rompendo a barreira de alívio promovida pelo analgésico;
▪️ A nociceptiva está ligada à inflamação ativa e acontece quando existem danos relacionados à lesão de tecidos ósseos, musculares ou ligamentos, como uma contusão, corte ou queimadura;
▪️ A idiopática é um tipo de dor sem causa definida, na qual não existem evidências de doença ou causa psicológica;
▪️ A somática tem origem nos tecidos superficiais e da periferia do corpo;
▪️ Dor psicossomática é um termo que define casos nos quais não existe uma causa orgânica para o quadro.
Sentir dor por mais de três meses não é normal, sendo necessário procurar por um médico. A Clínica Ânima possui os melhores especialistas em dor!