Para que serve a acupuntura na dor cervical?
Postado em: 14/06/2024
As mudanças pelas quais nossa sociedade tem passado impactam diretamente a forma como vivemos — e também as nossas articulações. Passar horas em frente ao computador ou abaixado olhando para a tela do smartphone pode trazer prejuízos em longo prazo e um deles é a cervicalgia.
Além dos maus hábitos posturais, existem outras causas que podem levar a essa condição cada vez mais comum nas clínicas médicas. Continue a leitura para saber mais sobre dor cervical e como a acupuntura pode ajudar no tratamento.
O que é cervicalgia?
A dor cervical, conhecida também como cervicalgia, não é uma doença específica, mas é chamada de dor no pescoço descrita na região cervical da coluna. As causas podem ser problemas mecânicos, posturais ou traumáticos e problemas degenerativos, como osteoartrite (artrose) ou osteoporose. Há quem diga que ocorre com mais frequência em mulheres, devido a tarefas diárias e distúrbios relacionados à menopausa.
Por outro lado, um estudo liderado pela Universidade de Múrcia, na Espanha, destacou que mais de 80% dos testes confirmaram a relação entre estresse e problemas musculoesqueléticos, determinando que os níveis de tensão aumentam significativamente o risco de aparecimento de sintomas, especialmente nas regiões cervicais e lombares.
Dor forte no pescoço, dificuldade de mobilidade, rigidez, tontura e dor de cabeça são as alterações predominantes em indivíduos com dor cervical. Muitas vezes, a cervicalgia é acompanhada também de formigamento e dor que irradia pelos braços ou mãos.
Esse tipo de dor pode ter diferentes origens, como tensão diária, má postura no trabalho, levantamento de peso de forma incorreta e hérnia de disco.
Quando se preocupar com a dor cervical?
É muito importante estar atento a qualquer dor no corpo. Muitas cervicalgias podem diminuir com repouso, aplicação de calor e exercícios de cinesiologia – alongamentos, reeducação postural e treino de marcha. No entanto, existem doenças graves que podem começar com dores no pescoço, por isso é aconselhável consultar um especialista em dor, quando o problema persistir e for frequente.
Acupuntura cervical
Uma pesquisa realizada em parceria entre a Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR) e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) mostrou que a acupuntura clássica aplicada durante 30 minutos, em 5 sessões por 3 semanas, ajuda a reduzir a dor relacionada ao movimento cervical até uma semana após o término das aplicações.
Para isso, é necessária a aplicação nos pontos específicos e a associação a pontos de acupuntura auricular. O estudo mostrou ainda que a associação da acupuntura com o tratamento usual é superior ao tratamento usual isolado e com efeito de duração de até três meses.
Como é a sessão de acupuntura?
Durante uma sessão de acupuntura, inicialmente, o médico identifica os pontos de acupuntura na região cervical que podem aliviar a dor. Esses pontos são escolhidos de acordo com a intensidade da dor e sintomas do paciente.
Em seguida, agulhas finas são inseridas nessas áreas específicas. As agulhas são deixadas no local por cerca de 20 a 30 minutos. A estimulação dos pontos de acupuntura ajuda a reduzir a dor, ao promover a circulação sanguínea na coluna cervical e desbloquear a energia QI do corpo.
As sessões de acupuntura podem ser realizadas regularmente para garantir que os sintomas da dor cervical sejam mantidos sob controle.
Vale lembrar que a acupuntura cervical é uma terapia segura e eficaz, que pode ser utilizada em conjunto com outras técnicas de reabilitação, como fisioterapia e exercícios para fortalecimento. A Clínica Ânima é referência em acupuntura e alívio de dores crônicas. Entre em contato conosco e agende uma consulta com um de nossos especialistas.
Leia também:
Sente dores o tempo todo? Especialista em dor explica que isso não é normal