Acupuntura para zumbido no ouvido: conheça os pontos de acupuntura mais eficazes
Postado em: 10/05/2023
Você tem percebido algum ruído incômodo no seu ouvido ultimamente? O zumbido pode se manifestar de diversas formas, como chiados, apitos, cachoeira, cliques ou estalos, e pode afetar indivíduos de todas as idades.
A utilização da acupuntura para zumbido no ouvido é bem comum entre as pessoas que sofrem com esse problema. Apesar disso, esses pacientes devem ser acompanhados por um otorrinolaringologista enquanto realizam o procedimento.
A acupuntura é uma técnica que tem sido interesse de muitos pesquisadores por se tratar de um método inovador na medicina complementar. Esses mesmos estudiosos observaram efeito positivo em pacientes que trataram zumbido no ouvido.
Pesquisas publicadas no Brazilian Journal of Otorhinolaryngology revelam que a acupuntura tradicional chinesa, em conjunto com a eletroacupuntura bilateral, apresentou melhoria considerável para o zumbido no ouvido dos pacientes que participaram do estudo.
O que é zumbido no ouvido?
O zumbido é um sintoma caracterizado por uma percepção auditiva nos ouvidos ou na cabeça sem que tenha sido gerada por uma fonte externa. A pessoa que sofre com o problema tem a sensação de ouvir sons como um apito, chiado, grilo, cachoeira ou panela de pressão.
Pode ter apenas uma ou várias razões para a mesma sensação do som. Cerca de 90% desses fatores estão associados a alguma alteração auditiva, que pode ser mínima e inclusive imperceptível à audiometria.
Algumas das causas envolvem:
- Otites;
- Perda auditiva;
- Envelhecimento;
- Medicamentos;
- Excesso de cera;
- Ansiedade e estresse;
- Doenças sistêmicas, como hipertensão;
- Alimentos (especialmente cafeína e derivados);
- Alterações na articulação temporomandibular (ATM);
- Exposição a ruídos, como música alta com ou sem fones de ouvido.
Cada zumbido é único e tratado de forma individual. Nem todas as pessoas sentem desconforto, mas é sempre importante buscar avaliação especializada. O profissional habilitado solicitará avaliação através de exames físicos, auditivos e também de sangue ou de imagem em alguns casos.
As formas de tratamento incluem: terapia sonora, uso de aparelhos auditivos, medicação, terapia cognitivo comportamental, acupuntura e associação entre tratamentos.
Pontos de acupuntura para tratar zumbido no ouvido
Normalmente na acupuntura para zumbido no ouvido são utilizados pontos específicos localizados perto da orelha. Cada um desses pontos recebe nomes diferentes e alguns deles possuem funções distintas, e são escolhidos depois que o médico acupunturista conhece os problemas do paciente.
Analisando a estrutura anatômica dessa área, ela possui pontos de acupuntura com diversos vasos sanguíneos e nervos. Outros pontos são aplicados dependendo de cada caso individual.
É válido ressaltar que a acupuntura abdominal também demonstra eficácia no tratamento de zumbido nervoso – aquele causado ou intensificado pela ansiedade – e na melhoria da saúde e qualidade de vida.
Além disso, a eletroacupuntura também tem mostrado muitos efeitos clínicos positivos. Ela gera uma estimulação elétrica nos acupontos da região próxima ao ouvido, promovendo contrações musculares locais, aumentando a circulação sanguínea do ouvido e estimulando a regeneração de fibras nervosas.
Quando buscar a acupuntura para zumbido no ouvido?
O recomendado é que a pessoa com zumbido no ouvido procure um médico especialista rapidamente e, se for o caso, inicie o tratamento com acupuntura.
Com o alívio dos ruídos, o esperado é que isso aumente as chances de melhora da audição e qualidade de vida.
Quanto mais cedo o paciente buscar uma intervenção médica, mais rapidamente o zumbido no ouvido pode apresentar melhoras significativas, mesmo em casos em que a causa não pode ser identificada.
Não permita que o zumbido no ouvido atrapalhe sua vida! Agende sua consulta na Clínica Ânima e descubra os benefícios da acupuntura no tratamento desse incômodo. Nossos especialistas estão prontos para ajudar você a encontrar alívio e restaurar o equilíbrio auditivo.
Leia também:
Dor de Cabeça e Pescoço: Causas, Sintomas e Tratamentos