Prevenção da dor no ombro: conheça a acupuntura como opção
Postado em: 05/07/2023
Escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos ou digitar no computador. Você só é capaz de praticar todas essas ações cotidianas graças à articulação mais flexível do corpo humano, a dos ombros. E quando a dor se instala nessa região, ela acaba atrapalhando o seu dia de várias maneiras e o que mais se deseja é uma solução rápida e eficaz.
A dor no ombro é bastante comum e se encontra em terceiro lugar na lista das queixas mais frequentes nos consultórios médicos, perdendo apenas para as dores na lombar e nos joelhos. Estima-se que ela afete de 16% a 26% da população em geral e que, todos os anos, uma em cada dez pessoas procure ajuda médica por causa da condição.
O incômodo é mais presente em pessoas de 45 a 65 anos. E o grupo mais afetado é o das mulheres. A razão para isso ainda gera discussões entre os cientistas, mas supõe-se que haja relação com fatores hormonais, já que a mulher possui mais estrogênio, hormônio ligado à sensibilidade e dor.
Quais são as causas da dor no ombro?
A dor no ombro pode não ser causada por doenças subjacentes. Alguns fatores comuns são uso excessivo, falta de uso, entorses, distensões ou dormir de lado.
Quando ligada a uma doença ou trauma, pode variar na localização, intensidade e tipos de tratamento recomendados. Por isso, é fundamental consultar um médico, capaz de fazer a análise clínica e solicitar os exames necessários para identificar os motivos do problema, que incluem: trauma, bursite (inflamação das bursas), tendinite, uso excessivo (causado por movimentos repetitivos ou por carregar peso em excesso), lesão do manguito rotador ou luxação do ombro (quando os ossos da articulação se deslocam).
Pontos de acupuntura para dor no ombro
Essa região do corpo costuma sofrer com impactos, principalmente por conectar coluna e tronco. Assim, no tratamento com acupuntura, os pontos mapeados para a aplicação das agulhas finas baseiam-se em alguns critérios, como estado emocional do paciente, diagnóstico médico e condição do membro (se existe inflamação, inchaço ou alguma alteração do tipo na região).
A partir dessa análise minuciosa realizada pelo profissional, os pontos começam a ser explorados, primeiro no próprio ombro, focando os pontos-chave da musculatura e dos tendões.
Em seguida, são explorados pontos como a coluna, os braços e os pés. Cada um desses locais está interligado por meio dos meridianos existentes ao longo de todo o corpo, conectando órgãos, músculos e tendões.
Esses três citados anteriormente recebem um destaque na hora de se realizar a aplicação com o objetivo de beneficiar e aliviar as dores nos ombros. Com isso, o Chi — energia vital segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) — é equilibrado e o fluxo de energia é estabelecido.
Vale ressaltarmos que os pontos de acupuntura para bursite no ombro, por exemplo, diferem dos pontos utilizados para tendinite ou outros problemas. Cada caso é único e necessita de uma abordagem personalizada.
Quando iniciar o tratamento com acupuntura?
Como vimos anteriormente, a acupuntura é utilizada como método complementar ao tratamento ambulatorial, seja com intervenção invasiva ou não. Seu papel é aliviar as dores, mas é preciso que o paciente realize um acompanhamento médico adequado.
Após análise e liberação do profissional responsável, o paciente pode se encaminhar para a realização desse tratamento e, a partir daí, notar a evolução e a diminuição do quadro de dor.
O mais indicado é procurar um consultório ortopédico com uma equipe altamente capacitada e ciente da importância de uma abordagem ampla, que explore as diversas possibilidades para o alcance da melhora do quadro e da qualidade de vida do paciente. Consulte seu especialista sobre a possibilidade da realização da acupuntura.
Entre em contato com a Clínica Ânima e saiba como aliviar a dor no ombro! Experimente os benefícios da acupuntura para prevenir e aliviar o desconforto. Sua saúde merece cuidado especial. Agende sua consulta hoje mesmo!
Leia também:
Dor na mandíbula: como a acupuntura pode ajudar