Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Acupuntura na fibromialgia: impacto na qualidade de vida e dor!

Postado em: 16/08/2023

Acordar, viver e dormir com dor. Esta é a rotina de pessoas que realizam atividades básicas, como caminhar ou fazer as tarefas de casa, com a presença de um desconforto intenso, frequente e até paralisante.

Ela chega de mansinho (ou do nada, sem avisar) e vem para ficar, causando uma sensação indescritível. Essa dor afeta as atividades diárias, o sono, a disposição e até o humor.

A dor é classificada como crônica quando persiste por mais de três meses. E, ao passar do limite, é comum que se torne uma doença, como a fibromialgia.

Acupuntura na fibromialgia

Fibromialgia

Imagine viver com dor constante no corpo todo e não saber a causa exata? É o que acontece com quem tem fibromialgia, uma síndrome reumatológica que não tem cura e afeta principalmente a musculatura. 

Estima-se que 2% da população brasileira tenha o problema, considerado um dos principais motivos das dores crônicas. Geralmente, a dor se manifesta nos músculos, ossos e articulações e provoca uma sensação de queimação ou pontada, e tende a se espalhar pelo corpo todo.

A fibromialgia é mais frequente nas mulheres, na faixa etária dos 30 a 50 anos. Porém, também afeta homens e até crianças. Estresse e traumas favorecem o quadro e, em alguns casos, os sintomas chegam a ser incapacitantes.

Sintomas

  • Dor generalizada e difusa pelo corpo, afetando pontos como cabeça, mandíbula, ombro, tórax, dorso, lombar, quadril, braço, abdômen, antebraço, coxa e perna;
  • Fadiga;
  • Distúrbios do sono;
  • Transtornos do humor, como depressão e ansiedade;
  • Problemas de memória e concentração.

Causas e gatilhos da fibromialgia

  • Predisposição genética;
  • Alterações hormonais;
  • Doenças autoimunes e outras condições que causem dores crônicas, como endometriose, síndrome do intestino irritável e problemas no sistema nervoso central;
  • Transtornos como depressão, ansiedade e bipolaridade.
  • Traumas físicos e emocionais;
  • Dores mal resolvidas ou fatores periféricos que causam dor.

Pilares do tratamento

1. Educação sobre a fibromialgia

Primeiro, o paciente precisa conhecer o que é a doença e que se trata de um problema debilitante, mas que não oferece risco à sua vida ou mesmo de deformidades.

2. Multidisciplinaridade

O enfrentamento requer uma abordagem ampla. Além de prescrever medicamentos que atuem na dor e no sono, o médico especialista em dor pode recomendar sessões de acupuntura e acompanhamento com um psicoterapeuta.

3. Acupuntura

A acupuntura tem se destacado como uma terapia complementar eficaz no tratamento da fibromialgia. Essa prática milenar da medicina chinesa atua na modulação de neurotransmissores e no controle da dor, proporcionando alívio aos pacientes que enfrentam dores crônicas e sensibilidade aumentada nos tecidos moles.

Estudos científicos demonstraram que a acupuntura é capaz de reduzir a intensidade da dor associada à fibromialgia. Ao estimular pontos específicos do corpo, as agulhas de acupuntura desencadeiam a liberação de neurotransmissores como endorfinas e serotonina, que agem como analgésicos naturais do corpo.

A acupuntura ajuda a promover também um sono reparador, permitindo que os pacientes tenham uma recuperação adequada e se sintam mais revigorados para enfrentar os desafios diários.

Além do alívio da dor e da melhoria do sono, a acupuntura atua no controle da depressão e da ansiedade associadas à fibromialgia. A condição crônica pode levar a problemas emocionais e mentais que, por sua vez, podem agravar os sintomas físicos. A abordagem holística da acupuntura busca equilibrar tanto os aspectos físicos quanto emocionais do paciente, proporcionando um tratamento mais completo e abrangente.

4. Exercícios físicos aeróbicos e de fortalecimento muscular

Qualquer atividade pode ser indicada. Mas o que funciona é combinar exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular. As modalidades aeróbicas, principalmente, liberam endorfina e controlam o sistema de dor do organismo. Por isso, têm efeito analgésico e de bem-estar maior do que outros exercícios. Mas tem que considerar o gosto da pessoa. Ela pode correr, nadar ou fazer hidroginástica, o que preferir.

Experimente a acupuntura na Clínica Ânima e descubra o alívio para a fibromialgia e outros tipos de dores! Agende agora sua consulta e dê um passo em direção ao seu bem-estar e qualidade de vida. 

Leia também:

Acupuntura para asma ajuda a controlar os sintomas respiratórios


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.