Fatores de risco para doenças renais: Saiba como se proteger
Postado em: 05/01/2024
Os rins são responsáveis por filtrar resíduos, regular o pH, sal, potássio, entre outras funções do corpo. Doenças, hábitos de vida e fatores genéticos podem afetar a função renal. Conheça os principais fatores de risco que podem levar à insuficiência renal e obtenha dicas para preservar a saúde dos rins. Aqui vamos falar de forma completa sobre as doenças renais.
O que é doença renal?
Os rins, localizados na parte inferior da caixa torácica, são órgãos essenciais para a saúde. Sua função principal é filtrar resíduos, eliminar o excesso de água e purificar o sangue. As toxinas são armazenadas na bexiga e eliminadas durante a urina.
Além disso, os rins regulam o pH, sódio e potássio, produzem hormônios que regulam a pressão arterial e controlam a produção de células vermelhas do sangue. Ativam uma forma de vitamina D, essencial para a absorção de cálcio.
Conforme a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 10% da população brasileira têm “algum grau de perda de funcionamento dos rins”, o que equivale a 20 milhões de pessoas. Isso ocorre quando os rins ficam danificados e não conseguem desempenhar sua função. O dano pode ser causado por diabete, hipertensão, fatores genéticos e outras condições crônicas de longo prazo.
A doença renal pode levar a outros problemas de saúde, como ossos frágeis, danos nos nervos e desnutrição. Em estágios avançados, a diálise torna-se necessária para substituir a função renal. Embora não cure a doença renal, a diálise prolonga a vida.
Quais são os sintomas da doença renal?
A doença renal é uma condição que pode passar despercebida até que os sinais se agravem. Sinais precoces de alerta indicando possível desenvolvimento de doença renal incluem:
- Fadiga.
- Dificuldade de concentração.
- Distúrbios do sono.
- Falta de apetite.
- Inchaço nos pés, tornozelos e ao redor dos olhos.
- Pele seca e escamosa.
- Micção frequente, especialmente durante a noite.
Sintomas graves que indicam a evolução da doença renal para insuficiência renal incluem náusea, vômito, perda de apetite, alterações na produção de urina, retenção de líquidos, anemia, aumento repentino nos níveis de potássio (hipercalemia) e inflamação do pericárdio (saco cheio de líquido que cobre o coração).
Fatores de risco para doença renal
Diversos fatores aumentam a probabilidade de desenvolver doença renal. Alguns não podem ser modificados, o que significa que você não pode alterá-los, enquanto outros estão sob sua influência.
Doenças renais: Fatores não modificáveis
Genética: predisposição à doença renal é maior (três a nove vezes) se houver histórico na família.
Raça: afro-americanos têm quase quatro vezes mais chance de desenvolver doença renal em comparação com caucasianos-americanos.
Idade: a doença renal é mais comum em pessoas com 65 anos ou mais.
Baixo peso ao nascer: está associado ao comprometimento do desenvolvimento renal, resultando em néfrons cada vez menores.
Fatores modificáveis
- Pressão alta não controlada.
- Diabetes tipo 1 com início antes dos 20 anos.
- Glicemia em pessoas com diabetes tipo 1 ou 2.
- Tabagismo: fumar cigarro contrai ainda mais os vasos sanguíneos renais.
- Obesidade: contribui para hipertensão, risco de diabetes e produção de adipocinas, substâncias inflamatórias que podem causar danos ao tecido renal.
Prevenção da doença renal
- Hidrate-se adequadamente.
- Pare de fumar.
- Controle os níveis de açúcar no sangue, especialmente se tiver diabetes.
- Gerencie a pressão arterial.
- Reduza a ingestão de sal.
- Pare de fumar.
- Pratique exercícios físicos regularmente.
- Tenha cuidado com medicamentos vendidos sem receita.
Exames recomendados
Consulte seu médico sobre exame de sangue para avaliação renal, especialmente se tem diabetes, doença cardíaca ou pressão alta. Faça testes anuais se possuir essas condições.
Limite certos alimentos
Reduza o consumo de sódio, proteína animal (carne bovina e frango), ácido cítrico (presente em frutas cítricas, como laranja e limões) e oxalato (encontrado em beterrabas, espinafre, batata doce e chocolate).
Suplementos de cálcio
Converse com seu médico antes de começar a tomar um suplemento de cálcio, pois alguns estão associados a um aumento do risco de pedras nos rins.
Quer descobrir medidas simples e eficazes para prevenir a doença renal? Agende agora sua consulta na Clínica Médica Ânima e cuide da saúde dos rins. Nossas especialidades incluem Nefrologia, Acupuntura, Dermatologia, Clínica de Dor e Anestesiologia, visando cuidados abrangentes e eficazes para sua saúde. Leia também:
Como a atividade física beneficia os rins?