Acupuntura para dor na ATM: como funciona
Postado em: 19/07/2023
Disfunção Temporomandibular (DTM) ocorre quando a complexa articulação que movimenta sua mandíbula não funciona bem. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de DTM. Geralmente, a DTM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.
Essa articulação pode ser tratada de diversas maneiras, e uma opção eficaz é a acupuntura. A técnica milenar chinesa consiste na estimulação de pontos específicos na face, capazes de reduzir a dor local causada por DTMs de origem muscular e proporcionar alívio do estresse. Ao optar pela acupuntura como parte do tratamento da DTM, você estará escolhendo uma abordagem natural e holística para melhorar sua qualidade de vida. Continue a leitura para saber como!
O que é disfunção temporomandibular?
A disfunção temporomandibular (DTM) é um problema de saúde que afeta a articulação temporomandibular (ATM), mecanismo responsável por movimentos com a mandíbula. A doença pode ser causada por hábitos repetitivos que afetam negativamente a região, como apertar os dentes durante o sono, mascar chiclete, roer as unhas ou morder objetos.
Essa disfunção pode gerar dificuldade em abrir a boca, estalos, ruídos articulares, fadiga muscular da face e, em casos extremos, deslocamentos e travamentos da mandíbula.
Quem tem DTM sente dores na região orofacial, enxaqueca, zumbidos, dores de ouvido e mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.
A disfunção temporomandibular pode ser muscular e acontece quando a musculatura da região fica tensa. Já a DTM articular aparece devido a uma sobrecarga da articulação por traumas ou doenças. E também há casos em que ocorrem tanto distúrbios musculares quanto articulares.
Estima-se que cerca de 75% da população possa experimentar algum sinal de DTM, mas apenas de 5 a 7% precisam de tratamento, pois apresentam dor. Há um pico de ocorrência dos sintomas entre 20 e 50 anos, sendo mais prevalente em mulheres.
Quais são as causas?
A seguir algumas dos motivos mais comuns para esse desconforto:
- Bruxismo (ranger os dentes);
- Osteomielite (infecção que afeta os ossos);
- Artrite na articulação temporomandibular ou danos causados pela idade;
- Fatores relacionados à oclusão ou posição dos dentes na arcada dentária;
- Apoiar as mãos na mandíbula com frequência e roer as unhas;
- Traumas na região orofacial;
- Malformações esqueléticas;
- Estresse, depressão e ansiedade;
- Predisposição genética.
Acupuntura no tratamento da DTM
A acupuntura tem se mostrado uma abordagem eficaz no tratamento da disfunção temporomandibular, oferecendo alívio da dor e relaxamento muscular. Ao estimular pontos específicos de acupuntura na face, essa técnica terapêutica promove o equilíbrio energético e auxilia no relaxamento dos músculos da mandíbula, reduzindo a pressão sobre a articulação temporomandibular e proporcionando alívio imediato dos sintomas.
Além disso, a acupuntura atua na redução da inflamação associada à DTM. Por meio da estimulação dos acupontos, o tratamento auxilia na liberação de substâncias anti-inflamatórias naturais no corpo, reduzindo a inflamação na articulação temporomandibular. Esse processo de redução da inflamação contribui para a diminuição da dor e melhora da capacidade de movimento da mandíbula.
Outro benefício da acupuntura no tratamento da DTM é o aumento da circulação sanguínea na região afetada, auxiliando na recuperação e regeneração dos tecidos danificados. Assim, a acupuntura não apenas alivia os sintomas da DTM, mas também trata as causas subjacentes, contribuindo para uma melhora duradoura e efetiva.
Além dos aspectos físicos, a acupuntura também desempenha um papel importante no equilíbrio emocional. O estresse e a ansiedade estão frequentemente associados ao desenvolvimento e agravamento da DTM. Através da estimulação de pontos específicos, a terapia ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, promovendo um estado de relaxamento. Esse efeito calmante contribui para a redução da tensão muscular e diminuição dos episódios de dor relacionados à DTM.
Pronto aliviar a dor da DTM e recuperar o seu bem-estar? Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ânima e descubra como a acupuntura pode transformar seu dia a dia. Não deixe a DTM controlar sua rotina, tome o controle e viva sem dor.
Leia também:
Como a Acupuntura Pode ser uma Alternativa Natural no Tratamento da Dor Somática