Acupuntura para tratamento de Cefaleia
Postado em: 11/02/2022
Cefaleia é o termo médico utilizado para designar aquilo que conhecemos como “dor de cabeça”.
Essa é uma condição bastante comum, capaz de atingir pacientes nas mais diferentes faixas etárias.
Estima-se que 50% da população geral tem cefaleia durante um determinado ano e mais de 90% refere história de cefaleia durante a vida.
Primária X Secundária
Poucas pessoas sabem, mas existem mais de 150 tipos de cefaleias. As dores de cabeça primárias, são aquelas que a própria dor é a doença, podem ser muito debilitantes, embora a maioria delas não ofereça nenhum risco à vida dos portadores.
Os tipos mais comuns são: enxaqueca, cefaleia do tipo tensional, cefaleia em salvas e cefaleia crônica diária.
Porém, as dores de cabeça secundárias são causadas por outras doenças, sendo as mais comuns: acidente vascular cerebral, tumores de sistema nervoso central, trombose venosa cerebral, ruptura de aneurisma e aumento da pressão intracraniana.
Tratamento da Cefaleia
Os principais tratamentos da cefaleia incluem o uso de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol, dipirona ou ibuprofeno e, em alguns casos, como enxaqueca, pode ser indicado pelo médico outros remédios como triptanos, ergotamina ou opióides.
Além disso, algumas medidas simples podem ajudar a aliviar a cefaleia, como repouso, hidratação, aplicação de compressas frias na testa ou compressas quentes no pescoço ou nuca, massagear o couro cabeludo ou tomar um banho morno relaxante, por exemplo.
Acupuntura na Cefaleia
O tratamento com acupuntura é indicado para todos os tipos de cefaleia que não estejam relacionados com uma doença de base e que não tenham causa anatômica.
Uma revisão publicada em 2013, analisando material publicado no período entre 1996 e 2012, evidencia que a acupuntura é eficaz no tratamento da cefaleia, reduzindo a necessidade de medicação, proporcionando analgesia, relaxamento, promovendo a liberação de opióides, produzindo efeitos homeostáticos e harmonizando psicologicamente o indivíduo.
A acupuntura é destacada como uma terapia não medicamentosa efetiva para tratar a enxaqueca, pois além de controlar a dor, é uma especialidade segura, econômica e sem efeitos colaterais.
O objetivo é tornar as crises menos frequentes e menos intensas, de forma que a dor não seja incapacitante e permita ao paciente seguir seu ritmo de vida normal.
Os pacientes tratados com acupuntura referem, além do alívio para as dores, melhora do sono, do humor, maior facilidade no relacionamento com a família e os amigos, melhor desempenho no trabalho e mais confiança para enfrentar os desafios do dia a dia.