Acupuntura: uma opção para prevenir a diarreia crônica
Postado em: 03/07/2023
Quase todo mundo já passou pela situação e sabe o quanto é desagradável: a vontade é incontrolável e não dá coragem de ficar longe de um banheiro.
Embora existam inúmeras doenças ou situações capazes de provocar diarreia, a maior parte dos quadros agudos tem origem infecciosa, ou seja, é uma reação do organismo contra bactérias, vírus, parasitas e toxinas. Os agentes podem ser transmitidos por bebida ou comida contaminada, ou ainda de pessoa para pessoa, por hábitos inadequados de higiene.
Para ser definido como diarreia, o quadro deve incluir: fezes amolecidas ou líquidas e necessidade de evacuar mais de três vezes ao dia. Podem estar presentes também dor abdominal em cólica, suor frio, febre, náuseas e vômitos, bem como sensação de esvaziamento incompleto do intestino e presença de sangue e/ou pus nas fezes.
Tipos de diarreia
O problema pode ser:
- Agudo: durar apenas de um a 14 dias;
- Crônico: quando dura quatro semanas ou mais.
Quando a diarreia não passa, é preciso ligar o sinal de alerta e buscar ajuda médica rapidamente, a fim de chegar a um diagnóstico e iniciar o tratamento necessário.
Quer saber as causas da diarreia crônica e como a acupuntura pode prevenir o problema? Leia o artigo e entenda melhor!
O que é diarreia crônica?
A diarreia crônica é caracterizada por episódios que duram mais de 30 dias ou por surtos recorrentes. As principais causas desse problema são doenças inflamatórias do intestino, algumas alergias alimentares e até mesmo câncer do intestino.
Principais causas da diarreia
A diarreia pode ter diferentes causas, sendo algumas delas:
Bactérias: a ingestão de alimentos ou água contaminada por algumas espécies de bactérias pode provocar diarreia. Dentre os microrganismos mais frequentes estão Salmonella spp e Escherichia coli.
Vírus: alguns vírus podem provocar diarreia, sendo esse o caso do rotavírus e do norovírus. Vale destacar que o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, também pode desencadear a condição.
Parasitas: dentre as espécies mais conhecidas de protozoários que causam diarreia, podemos citar a Giardia lamblia, que provoca a giardíase, e a Entamoeba histolytica, causadora da amebíase.
Vermes: alguns vermes mais comuns são o Ancylostoma duodenale, agente causador da ancilostomíase, e do Schistosoma mansoni, que provoca a esquistossomose.
Uso de medicamento: alguns medicamentos, como alguns antibióticos, orlistate (usado em tratamento de obesidade) e antiácidos com magnésio, apresentam a diarreia como um de seus possíveis efeitos colaterais.
Quimioterapia: a quimioterapia, em algumas pessoas, pode provocar efeitos colaterais indesejáveis, como a diarreia.
Alergia alimentar: reação do organismo a determinado alimento. Alguns alimentos que frequentemente provocam alergia são frutos do mar, leite e derivados e ovos.
Intolerância alimentar: ocorre quando ingerimos algum alimento que nosso organismo apresenta dificuldade para digerir. O tipo mais comum é a intolerância à lactose, que é a incapacidade do indivíduo de digerir a lactose.
Síndrome do intestino irritável: apresenta, até o momento, causa desconhecida. Provoca dor e distensão abdominal e mudanças no hábito intestinal (diarreia ou constipação).
Câncer de intestino: pode provocar sintomas como dores abdominais, sangue nas fezes, perda de peso sem causa aparente, alterações no formato das fezes e alteração do hábito intestinal, com a ocorrência de diarreia e prisão de ventre.
Acupuntura e doenças intestinais
A acupuntura é uma técnica medicinal de origem chinesa, que utiliza agulhas em pontos específicos do corpo para estimular reações químicas e nervosas, com o objetivo de tratar dores, doenças e desconfortos físicos e emocionais.
É comum que problemas emocionais, como o estresse e a ansiedade, manifestem sintomas intestinais e estomacais: dores, diarreias, náuseas, vômitos e desconfortos. Ao tratar esses pontos emotivos, a terapia auxilia na melhora desses sintomas.
É possível conseguir um alívio das dores estomacais, intestinais e abdominais em 98% dos casos tratados com acupuntura.
Diarreia e constipação têm melhoras significativas e 77% dos casos de hemorróidas podem ser curados com a técnica moxa.
Descubra como a acupuntura pode transformar sua vida e prevenir a diarreia crônica. Agende já sua consulta na Clínica Ânima e dê um passo em direção ao bem-estar.
Leia também:
Benefícios da Acupuntura para Dor Lombar: Saiba mais!