Como aliviar a dor causada pela ATM com acupuntura?
Postado em: 10/04/2023
Recentemente a influenciadora Virgínia Fonseca apresentou muitas dores de cabeça e, após uma investigação descobriu que estava com disfunção temporomandibular (DTM). Essa é uma das causas comuns de cefaleia e de bruxismo, principalmente quando estão associadas a casos de ansiedade ou estresse.
DTM é um mau funcionamento da articulação temporomandibular (ATM), dos músculos mastigatórios e estruturas adjacentes, mecanismo responsável por movimentos com a mandíbula. Costuma impactar na qualidade de vida dos indivíduos, especialmente nas atividades de trabalho, escola, sono e alimentação.
O problema é multifatorial. Algumas condições dentárias, como cárie, abscessos e outras doenças periodontais, podem agravar a DTM. Isso porque, embora não esteja atrelada à articulação, as deformações podem influenciar a arcada dentária.
As manifestações clínicas são caracterizadas por dores na cabeça localizadas nas têmporas e no ouvido, fadiga muscular e limitação e/ou desvios dos movimentos mandibulares. A dor pode ser súbita ou começar suavemente e se tornar cada vez mais intensa.
Alguns sinais e sintomas relatados por pacientes com disfunção temporomandibular são:
- Cefaleia;
- Dor de ouvido (otalgia);
- Sensação de diminuição da acuidade auditiva;
- Zumbido, tonturas, vertigens;
- Dor ocular;
- Dor no pescoço;
- Limitação dos movimentos mandibulares, como abertura de boca;
- Oclusão estática e dinâmica anormais;
- Ruídos articulares (estalidos e/ou crepitação);
- Dor na face.
Causa
As causas da disfunção temporomandibular são diversas. Tanto de origem psicológica, biológica, comportamental, ambientais, fatores neuromusculares e anatômicos. Entre as mais comuns estão:
- Trauma articular;
- Má postura da cabeça e cervical;
- Percepção aumentada da dor;
- Artrite;
- Estresse;
- Aperto da mandíbula;
- Ranger de dentes (bruxismo);
- Depressão e ansiedade.
Diagnóstico
O diagnóstico da disfunção temporomandibular é predominantemente clínico. Porém existem alguns exames complementares, como radiografia panorâmica e tomografia computadorizada.
Tratamento da DTM com acupuntura
Estudos controlados demonstram que o tratamento da DTM com uso da acupuntura vem apresentando resultados melhores e mais duradouros na redução e remissão da dor, quando comparados ao uso de placa oclusal.
A acupuntura tem se mostrado tão eficiente no controle de dores faciais quanto as terapias ocidentais convencionais. É uma técnica considerada útil, de baixo custo e que melhora a qualidade de vida dos pacientes.
A acupuntura tem efeitos anti-inflamatórios, ansiolíticos, relaxantes e ativadores da função imunológica, apresentando-se como terapia alternativa, integrativa e complementar, utilizada no tratamento da DTM. Tem a vantagem de, ao mesmo tempo em que alivia a dor, proporciona calma e tranquilidade aos pacientes para identificar os fatores que possam estar desencadeando as crises.
O tratamento é feito com sessões a cada três ou quatro dias, utilizando pontos locais, de acordo com o diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa. Em geral, a pessoa refere alívio da dor logo após a primeira sessão, e a melhora é mais evidente principalmente quando há limitação de movimentos e dor durante a mastigação.
Prevenção
Evite a mastigação excessiva: mastigar chiclete, alimentos duros e pegajosos pode sobrecarregar os músculos da mandíbula e levar à DTM. Reduza o consumo desses alimentos e evite mastigar excessivamente.
Higiene bucal: manter a saúde bucal em dia pode minimizar o problema.
Controle o estresse: o distúrbio pode levar à tensão muscular e agravar a DTM. Pratique atividades que ajudam a reduzir o estresse, como exercícios físicos e meditação.
Alongamento: realizar exercícios de alongamento para a mandíbula, pescoço e ombros podem aliviar a tensão muscular.
Placas oclusais: para aqueles que sofrem de bruxismo ou que praticam esportes de contato, o uso de placas oclusais ou protetores bucais ajudam a proteger os dentes.
Procure tratamento odontológico: má oclusão, cárie e doenças periodontais podem levar à disfunção temporomandibular. Exames dentários regulares e tratamento imediato de problemas odontológicos é a melhor maneira de evitar a DTM.
Seguindo essas dicas de prevenção, você pode reduzir o risco de desenvolver disfunção temporomandibular e desfrutar de uma mandíbula saudável e sem dor. Se você já apresenta sintomas da DTM, entre em contato com a Clínica Ânima e agende uma consulta com um de nossos especialistas.
Leia também:
Enxaqueca não é só dor de cabeça