Conheça mais sobre a anestesiologia
Postado em: 24/11/2021
Você já ouviu falar sobre esta especialidade médica?
O que escutamos, na maioria das vezes, é algo do tipo “precisei fazer anestesia” ou “fiz anestesia”, quando nos submetemos a algum procedimento médico que precisa deste tipo de intervenção.
Mas sabia que a ação deste profissional não se limita apenas à aplicação da anestesia? Ela vem antes até do procedimento em si.
Afinal, o que faz um anestesiologista?
Também conhecido como anestesista, o anestesiologista é um médico, que tem como objetivo proporcionar aos seus pacientes o estado de ausência total da dor, do relaxamento e do conforto, durante algum procedimento médico, seja ele terapêutico, cirúrgico ou diagnóstico.
Além disso, ele também é responsável por minimizar os riscos de vida em qualquer procedimento a qual o paciente se submete, e que necessite da administração de anestesia.
Anestesiologia se resume apenas a anestesia?
Como dito anteriormente, o anestesiologista tem uma função muito maior que apenas a anestesia. Ele é, inclusive, um dos primeiros profissionais que terá contato com o paciente no dia do procedimento. Ele avalia seu estado de saúde, orienta o paciente quanto a realização da anestesia e informa sobre possíveis reações adversas.
Durante o procedimento cirúrgico, ele fica atento aos sinais vitais do paciente. Ele analisa os batimentos cardíacos, a temperatura corporal, entre outras aferições, independentemente da duração da intervenção.
Após, ele acompanha o paciente até a sala de recuperação pós anestésica, ou também pelo transporte do mesmo à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As técnicas aplicadas incluem a anestesia geral, anestesia regional e a sedação.
Sua formação é bastante diversificada, abrangendo áreas como cardiologia, clínica médica, terapia intensiva e outras mais. Tudo com o objetivo de tornar o profissional mais seguro possível durante o exercício de sua função.
Dúvidas? Entre em contato com a Clínica Ânima!