Diabetes e saúde renal: Gerencie sua condição com ajuda de especialistas

Diabetes e Doença Renal Crônica (DRC) estão estreitamente relacionadas, com cerca de um 1 em cada 3 adultos com diabéticos apresentando risco de desenvolver a condição. É vital que indivíduos com diabetes discutam a saúde renal com um especialista em nefrologia.

Em geral, a progressão da doença renal crônica é lenta e com sintomas leves, podendo não ser detectada até que esteja em estágios avançados, necessitando de diálise ou transplante de rim.

Pessoas com diabetes devem realizar exames renais com frequência, através de testes de sangue e urina, que são essenciais para identificar a DRC precocemente. Isso permite intervenções mais eficazes e a prevenção de complicações futuras.

A doença renal é comum entre indivíduos com diabetes, abrangendo tanto o tipo 1 quanto o tipo 2, e pode levar ao desenvolvimento de DRC. A prevenção e a detecção precoce são fundamentais para o manejo eficaz da condição em pacientes diabéticos. 

Diabetes e saúde renal: Gerencie sua condição com ajuda de especialistas

Como a diabetes afeta os rins?

  • O diabetes pode danificar os vasos sanguíneos dos rins e os néfrons, fazendo com que não funcionem bem. A pressão alta, que muitas vezes acompanha o diabetes, também pode prejudicar os rins.
  • A DRC normalmente não apresenta sinais ou sintomas nos estágios iniciais, o que significa que muitos pacientes podem não estar cientes de sua condição até serem examinados. 

Dicas para manter os rins saudáveis

  • Controle os níveis de açúcar no sangue, pressão arterial e colesterol para ajudar a manter a saúde dos rins. Isso beneficia também o coração e os vasos sanguíneos;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Realize o teste de A1C pelo menos duas vezes ao ano, ou mais frequentemente, se necessário;
  • Monitore a pressão arterial e mantenha-a abaixo de 140/90 mm/Hg (conforme recomendado pelo seu médico);
  • Mantenha seus níveis de colesterol dentro da faixa desejada;
  • Consuma alimentos com baixo teor de sódio e mais frutas e vegetais;
  • Siga as instruções do seu nefrologista quanto à medicação.

Pré-diabetes e doença renal

Se você tem pré-diabetes, tomar medidas para prevenir o diabetes tipo 2 é um passo importante na prevenção de doenças renais. Estudos demonstraram que pessoas com excesso de peso e com maior risco de diabetes tipo 2 podem prevenir ou retardar o seu desenvolvimento, perdendo de 5% a 7% do seu peso corporal. Você pode fazer isso comendo de maneira mais saudável, evitando alimentos ultraprocessados, e fazendo 150 minutos de atividade física por semana.

Como o nefrologista ajuda a gerenciar a doença renal diabética?

Os nefrologistas têm um papel crucial na gestão da doença renal diabética, oferecendo orientações abrangentes sobre como viver com essa condição. Eles podem ajudar de diversas maneiras:

  • Modificações no estilo de vida: especialistas podem sugerir mudanças no estilo de vida para controlar a DRC, incluindo conselhos sobre uma dieta balanceada, exercícios físicos regulares e gestão do peso.
  • Prescrição de medicamentos: nefrologistas ajustam ou recomendam medicamentos específicos, considerando sempre as interações e efeitos colaterais, para garantir a segurança e eficácia no tratamento de pacientes com doença renal diabética. 
  • Monitoramento regular: o acompanhamento frequente com um especialista em nefrologia permite monitorar a função renal e detectar precocemente qualquer sinal de progressão da doença, possibilitando intervenções imediatas.
  • Prevenção e tratamento: desenvolvem planos de tratamento personalizados, focando na prevenção da progressão da doença renal e no tratamento de complicações existentes.

Trabalhando em estreita colaboração com um médico nefrologista e seguindo suas orientações, os pacientes com diabetes podem gerenciar de forma mais eficiente a doença renal diabética, minimizando assim o risco de complicações e mantendo a saúde renal.

Buscando cuidado especializado para diabetes ou preocupações renais? Marque sua consulta na Clínica Médica Ânima hoje! Nossos especialistas estão prontos para oferecer orientação personalizada e tratamentos avançados, garantindo o melhor cuidado para sua saúde renal.

Leia também:

Vida saudável dos rins: Dicas para manter sua saúde renal em dia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Igor Mazar Anestesiologista especialista em Clínica de Dor e Acupuntura

Formado em Medicina pela faculdade de Medicina de Santo Amaro, com residência em Anestesiologia e especialização em Clínica de Dor e Acupuntura
Registro CRM-SP nº

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Renata Collioni Mazar Nefrologista

Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC e com residência em Nefrologia pela mesma instituição
Registro CRM-SP nº

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Giovanna Mori Almeida Dermatologista Estética

Formada em Medicina pela Universidade Cidade de São Paulo e com Especialização em Dermatologia pela Faculdade Paulista de Serviço Social, FAPSS/SP
Registro CRM-SP nº 157.235

=
Clínica Ânima
Endereço

Avenida Francisco Matarazzo, 1752 Água Branca, Cj. 1009
São Paulo - SP

Responsável Técnico
Igor Mazar (CRM 129.270)