Dor ciática: como a acupuntura pode ajudar?
Postado em: 23/10/2023
Dor, fraqueza ou formigamento que se originam na região lombar ou nas nádegas e se irradiam por uma das pernas podem ser causados pelo que é chamado de ciática – um termo descritivo usado para classificar o desconforto causado por mudanças no corpo que exercem pressão sobre o nervo ciático.
O nervo ciático, o mais longo do corpo, tem sua origem na parte inferior das costas e se estende pela parte de trás de cada perna. Quando comprimido, pode provocar desconforto ao longo de seu trajeto, resultando em dor e sensações desagradáveis, desde a região lombar até o pé.
A compressão mais comum do nervo ciático resulta de uma hérnia de disco. Na coluna vertebral, as vértebras são separadas por discos de cartilagem que atuam como amortecedores para evitar o atrito. Em algumas situações, um disco comprimido causa inflamação e pressiona o nervo ciático. Em outras circunstâncias, a compressão pode levar à ruptura do disco, muitas vezes, devido a mudanças relacionadas à idade, levantamento de peso ou desgaste gradual, fazendo com que a cartilagem se projete e entre em contato com o nervo ciático.
Cerca de 10% das pessoas com dor lombar têm ciática. A condição é mais comum em pessoas com 40 anos ou mais.
Quais são os sintomas da ciática?
Pessoas com ciática geralmente experimentam desconforto em um lado do corpo, da região lombar até o pé. Os sintomas são mais propensos a afetar a perna ou nádega em vez das costas e frequentemente são sentidos abaixo do joelho. Eles podem incluir:
- Dor lombar que irradia ou se espalha pelas nádegas e pela parte de trás de uma coxa; ou que se estende da nádega até o pé.
- Fraqueza (em casos graves).
- Formigamento.
- Dormência (em casos graves).
- Dor persistente.
- Sensação de queimação.
- Espasmos musculares.
- Incapacidade de mover a perna afetada.
Como a dor ciática é tratada?
O desconforto provocado pela ciática geralmente melhora em 4 a 6 semanas. Às vezes, melhora por si só, sem tratamento ou intervenção. A condição às vezes recorre, especialmente se a causa não for tratada.
Abaixo estão opções de tratamento:
Mantenha a atividade física: manter-se ativo é a melhor maneira de melhorar os sintomas da ciática. Faça pequenas caminhadas diárias e siga os exercícios recomendados pelo seu médico.
Aplique gelo e calor: coloque compressas de gelo nas áreas doloridas durante os dois primeiros dias em que estiver com dor ciática. Após dois ou três dias, use uma bolsa com água morna para aliviar o desconforto.
Fisioterapia: um fisioterapeuta pode ajudá-lo a se recuperar dessa condição dolorosa alongando você, melhorando sua postura e ensinando a fortalecer seu core, o que ajuda a sustentar as costas.
Busque terapias alternativas: algumas pessoas podem se beneficiar de massagem ou acupuntura. Essas terapias podem aliviar muito o desconforto.
Em casos mais graves, tratamentos médicos avançados, incluindo o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, podem ser necessários para aliviar a dor. Em situações extremas, a cirurgia também pode ser uma opção considerada.
Acupuntura no tratamento da dor no nervo ciático
A eficácia da acupuntura no alívio da dor ciática está relacionada à sua capacidade de:
Reduzir a inflamação: a acupuntura auxilia na redução da inflamação ao redor dos nervos afetados, suavizando a pressão e a dor.
Promover o relaxamento muscular: a estimulação dos pontos de acupuntura ajuda a relaxar os músculos tensos, proporcionando alívio do desconforto.
Estimular a liberação de endorfinas: a técnica aumenta a produção de endorfinas, os analgésicos naturais do corpo, eliminando a dor.
Melhorar o fluxo de energia: restaurar o equilíbrio energético do corpo pode ajudar a aliviar o desconforto causado pela dor ciática.
Recupere sua qualidade de vida! Agende hoje mesmo uma consulta na Clínica Ânima e descubra como a acupuntura pode aliviar a sua dor ciática. Estamos aqui para cuidar do seu bem-estar. Nossas especialidades incluem Clínica de Dor, Acupuntura, Anestesiologia, Dermatologia e Nefrologia, visando proporcionar cuidados abrangentes e eficazes para sua saúde.
Leia também:
Benefícios da atividade física na melhora da Dor Crônica em pacientes