Dor mal tratada pode levar ao desenvolvimento de uma dor crônica?
Postado em: 23/01/2023
Dor lombar, cervical ou na cabeça são queixas comuns de serem encontradas nas pessoas ao nosso redor, isso se nós mesmos não as tivermos. Infelizmente, a grande maioria não procura descobrir sua causa, nem mesmo um tratamento adequado, fazendo com que os incômodos se perpetuem por muito tempo.
O que muitos não sabem é que, se uma dor persiste por mais de três meses, é considerada crônica, com a sensibilização do sistema nervoso, trazendo impactos não só físicos, mas também psicológicos e sociais.
Esse tipo de dor pode surgir por causas variadas: alguma doença infecciosa como chicungunha, herpes zoster ou Aids, como consequência de uma dor aguda mal tratada ou em decorrência de câncer, por exemplo. As líderes do ranking no mundo são a dor nas costas — também chamada de lombalgia — e a dor de cabeça.
Em geral, o diagnóstico é feito por meio de anamnese detalhada com o paciente e exames de imagem para estabelecer as possíveis causas da dor. O tratamento para dores crônicas envolve uma atenção multidisciplinar, incluindo prescrição de analgésicos, infiltrações, injeções, fisioterapia e acupuntura para a parte física e antidepressivos para a psicológica. Quadros graves podem precisar de cirurgia.
É importante procurar o auxílio de um médico com experiência em dor crônica, pois ele estará apto a trabalhar com a complexidade do caso.
Agende uma consulta com um dos especialistas em dor da Clínica Ânima!