Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Dores crônicas podem levar à depressão?

Postado em: 05/10/2022

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas de São Paulo identificou que há uma relação bidirecional entre quadros de ansiedade ou depressão com problemas crônicos, principalmente as dores. A depressão pode piorar a dor crônica, e a dor pode exacerbar problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, transtornos do pânico e até mesmo distúrbios do sono.

dores-cronicas-podem-levar-a-depressao

Essa relação também pode ir no sentido contrário e problemas psicológicos, como depressão e ansiedade, resultarem em dores físicas contínuas. Essa constatação é agravada pelo aumento da incidência desses problemas, inclusive no Brasil.

A dor crônica é uma condição agravada, podendo ser um sintoma de uma doença ou a própria doença. As crises continuam após o final do tratamento, sendo recorrente ou intermitente, com uma duração superior a três meses. Entre as ocorrências estão as dores nas costas, lombar, nervo ciático, dores causadas pelo câncer, alguns tipos de enxaqueca e outras.

A conduta adequada para casos de dores crônicas envolve uma atenção multidisciplinar, incluindo a prescrição de analgésicos para a parte física e antidepressivos para a psicológica. Dessa forma, é fundamental procurar auxílio de um médico com experiência em dor crônica, pois ele estará mais apto a trabalhar com a complexidade do caso. Contamos com os melhores especialistas em dor na Clínica Ânima!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.