O uso da acupuntura no tratamento da incontinência urinária
Postado em: 19/04/2023
A Incontinência Urinária é um problema de saúde em que a pessoa apresenta perda involuntária de urina. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, essa condição é duas vezes mais comum entre as mulheres do que entre os homens, sendo estimado que cerca de 30% a 40% das mulheres com mais de 40 anos de idade possuem algum grau de incontinência.
Esse distúrbio afeta negativamente a qualidade de vida, comprometendo não só o bem-estar físico, como também psicológico e social.
Embora existam muitas opções de tratamento para a incontinência urinária, uma técnica que tem ganhado destaque é a acupuntura.
Leia o texto para conhecer os tipos de incontinência urinária, os principais fatores de risco e como tratar esse quadro clínico de forma não invasiva e eficaz.
Tipos de incontinência urinária
Existem basicamente quatro tipos da doença. O mais comum, sobretudo em mulheres, é a incontinência urinária de esforço. A urina vaza quando a pessoa tosse, espirra, pula ou gargalha, principalmente se a bexiga está cheia. O esfíncter não consegue manter a uretra fechada durante o aumento da pressão abdominal.
O segundo é a incontinência urinária de urgência ou bexiga hiperativa. O paciente tem uma vontade repentina e incontrolável de urinar, a ponto de perder um pouco ou bastante xixi até chegar ao banheiro. Pode comprometer a qualidade do sono, pois o indivíduo precisa se levantar várias vezes ao longo da noite.
Outra situação possível é a incontinência urinária mista, em que ocorrem os dois tipos, tanto de esforço, quanto de urgência.
Há ainda um quarto tipo, incontinência urinária insensível, menos frequente que os anteriores e, às vezes, contínuo. Quando a pessoa percebe, já está molhada, sem mesmo ter sentido vontade de urinar ou ter feito algum tipo de esforço para isso.
Fatores de risco
- Histórico familiar;
- Idade avançada;
- Sexo feminino;
- Tabagismo;
- Gestação;
- Diabetes;
- Sobrepeso e obesidade;
- Exercícios de alto impacto;
- Doenças neurológicas, como esclerose múltipla e Parkinson;
- Traumatismo de medula;
- Cirurgias pélvicas;
- Aumento do tamanho da próstata;
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Obstruções do trato urinário;
- Tumores benignos e malignos;
- Uso de drogas como diuréticos, antidepressivos, antipsicóticos, sedativos, medicamentos para redução da próstata.
Como é feito o diagnóstico da incontinência urinária?
O diagnóstico da incontinência urinária é clínico. O médico pergunta a história do paciente, faz uma avaliação física para descobrir se a bexiga e o intestino estão nos locais certos e pede um exame simples de urina.
O urologista ou ginecologista pode solicitar ainda exames complementares como ressonância magnética, ultrassonografia e avaliação urodinâmica.
A aplicação da acupuntura nas disfunções do assoalho pélvico
Atualmente, o tratamento convencional inclui a implementação de exercícios pélvicos para sintomas leves, que ajudam a fortalecer os músculos pélvicos e os músculos esfincterianos no colo da bexiga.
A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que tem como objetivo promover o tratamento e a cura de diversas doenças através do equilíbrio das energias do corpo. Esse processo se dá pelo realinhamento e redirecionamento do QI (energia vital) por meio do estímulo de pontos específicos por agulhas metálicas finas.
Essa técnica costuma melhorar a dor, a perda involuntária de urina, sintomas de cada disfunção do assoalho pélvico e, consequentemente, a qualidade de vida da paciente.
Além disso, pesquisas recentes demonstram a eficácia da eletroacupuntura aplicada à região lombar. A quantidade de perda urinária foi reduzida em 54% durante as sessões de tratamento de eletroacupuntura por um período de 6 semanas. O método terapêutico neuromodulatório utiliza pequenos estímulos elétricos aplicados a duas ou mais agulhas inseridas em pontos de acupuntura.
Quer saber mais sobre nossos tratamentos personalizados de acupuntura? Não perca mais tempo convivendo com a incontinência urinária. Entre em contato com a Clínica Ânima e agende uma consulta!
Leia também:
Acupuntura para Dor Lombar: saiba como Aliviar a Dor nas Costas