Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Quais os benefícios da acupuntura no tratamento de tontura?

Postado em: 26/04/2023

Ter a sensação que vai desmaiar, subitamente, e a impressão que o ambiente está girando, mesmo com tudo estático, são algumas das características da tontura. Tal quadro, contudo, não é uma doença em si, mas um sintoma de que o corpo passa por algum desequilíbrio.

Essa alteração momentânea da consciência pode indicar um problema arterial, neurológico, colesterol alto, glicose baixa ou alta, ter relação com dieta desregrada ou disfunção hormonal. 

O equilíbrio é regulado pelo labirinto (dentro do ouvido) e manda o estímulo para o cérebro. Portanto, doenças que levam aos distúrbios do labirinto ou do cérebro podem causar tonturas. Quem tem enxaqueca também pode, eventualmente, sofrer com tonturas, pois ela pode influenciar diretamente no funcionamento do labirinto. 

Apesar de ser bastante corriqueira, a tontura não deve ser deixada de lado. Quem tem tontura com frequência deve, sem dúvida, procurar um médico para investigar a causa, para que o tratamento seja efetivo.

Uma maneira natural e não invasiva para tratar tontura é a acupuntura. No texto abaixo você vai descobrir a diferença entre tortura e vertigem, quando procurar ajuda médica e a melhor maneira de tratar o problema. Confira!

tontura

Diferença entre tontura e vertigem

A tontura pode ser definida como uma alteração no equilíbrio do corpo, ou seja, um problema que provoca instabilidade e a sensação de que pode ocorrer uma queda a qualquer momento. Ela pode ser classificada como rotatória (nesse caso, também pode ser chamada de vertigem) ou não rotatória.

Normalmente a tontura está relacionada com a hipotensão (pressão arterial abaixo do normal) e hipoglicemia, desencadeada por períodos longos de jejum. Pode estar associada a problemas no sistema vestibular, um conjunto de órgãos localizados no ouvido interno que é responsável pelo equilíbrio.

A vertigem é um tipo de tontura que se caracteriza pela ilusão de que o ambiente está se movendo ao seu redor. Costuma se manifestar junto de outros sintomas, como: 

  • Enjoo;
  • Náusea e vômitos;
  • Comprometimento visual, como escurecimento da vista e enxergar pontos brilhantes;
  • Zumbidos nos ouvidos e alteração temporária das capacidades auditivas;
  • Suor frio;
  • Palidez.

Sinais de gravidade das tonturas

A maioria dos casos de vertigens são autolimitados e, apesar de os sintomas serem bastante incômodos, não trazem maiores riscos. Mas se a tontura vier acompanhada de alguns outros sinais, um quadro grave pode estar por trás.

Portanto, se você apresentar tontura e algumas das alterações abaixo, procure imediatamente atendimento médico:

  • Febre alta;
  • Dor de cabeça muito intensa (exceto nos pacientes já sabidamente portadores de enxaqueca);
  • Fraqueza em algum membro;
  • Dificuldade para falar;
  • Perda da consciência;
  • Dor no peito;
  • Desorientação;
  • Vômitos persistentes.

A quem recorrer?

Caso sinta vertigens frequentes, o ideal é procurar ajuda médica. Quando a crise de tontura for intensa, deve-se ir a um pronto-socorro. Os melhores especialistas para analisar o quadro são neurologistas e otorrinolaringologistas, uma vez que os problemas mais comuns de perda momentânea de equilíbrio se relacionam com o labirinto, órgão localizado dentro da nossa cabeça, a chamada orelha interna.

Se um lado desse balizador está descompensado, o cérebro entende que estamos pendendo, o que pode resultar em náuseas, vômito e desequilíbrio. 

Acupuntura no tratamento de tontura e vertigem

A acupuntura é hoje uma alternativa para os pacientes que utilizaram outras formas de tratamento sem sucesso, e que buscam uma terapia natural e eficaz. Isso significa que não há riscos envolvidos em comparação com medicamentos prescritos ou até em procedimentos cirúrgicos. 

Durante a sessão, agulhas finas são inseridas em pontos específicos do corpo para restaurar o fluxo de energia e melhorar a circulação sanguínea. Isso reduz a inflamação e aliviar sintomas como tontura e vertigem. 

Outras manifestações como náusea, zumbido no ouvido e outros sintomas associados à tontura, como ansiedade e estresse, também melhoram com o uso das agulhas. Geralmente, os pacientes relatam melhora significativa após as primeiras sessões da terapia chinesa. 

Não perca mais tempo sofrendo com tontura ou vertigem! Agende uma consulta na Clínica Ânima e experimente os benefícios da acupuntura. Sinta-se melhor e desfrute de uma vida mais saudável e equilibrada.

Leia também:

Acupuntura para TPM: Como Aliviar os Sintomas Pré-Menstruais


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.