Sintomas da TPM: como a acupuntura pode ajudar?
Postado em: 01/05/2023
Algumas agulhas colocadas em pontos específicos do corpo ajudam mulheres a se livrarem de enxaquecas, cólicas e aquele estresse característico da tensão pré-menstrual. A acupuntura foi apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das terapias capazes de tratar esses problemas que atacam o sexo feminino todo mês.
A técnica milenar chinesa ativa terminações nervosas, que têm conexão com o sistema nervoso central por vias que levam à dor, e que geram respostas analgésicas, anti-inflamatórias, relaxantes e que ajudam a controlar a produção hormonal.
Apesar de gerarem respostas que atuam em áreas relacionadas aos órgãos sexuais, é difícil que as agulhas sejam colocadas nas partes genitais. Só quando o paciente tem dor no nervo que passa pela região. A maioria dos pontos está na lombar.
Como identificar os sintomas da tensão pré-menstrual?
A tensão pré-menstrual, conhecida popularmente como TPM, é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que ocorrem em muitas mulheres durante a fase do ciclo menstrual que antecede a menstruação.
Os sinais de que o fluxo de sangue está a caminho geralmente começam cerca de uma semana a dez dias antes do ciclo e desaparecem logo após o seu início.
Os sintomas da TPM podem variar entre as mulheres e até mesmo de um ciclo para o outro. Conhecer os sinais mais comuns do seu período pode auxiliar a lidar com os desconfortos físicos e emocionais sentidos nessa época do mês.
Identificar essas manifestações ajuda a diferenciá-las de condições diferentes de saúde, como depressão ou ansiedade crônica.
Outro benefício é permitir que cada indivíduo adote estratégias de autogerenciamento, como mudanças na dieta, exercícios físicos regulares e técnicas de relaxamento e apoio emocional, para minimizar o incômodo e melhorar a qualidade de vida.
Quais são as causas da TPM?
A causa exata da TPM ainda não é totalmente conhecida, mas acredita-se que seja resultado de uma combinação de fatores, incluindo flutuações hormonais, alterações químicas no cérebro, questões emocionais e estilo de vida. Esses aspectos interagem de maneira complexa e podem variar de mulher para mulher.
Sintomas e diagnóstico da TPM
Os sintomas da tensão pré-menstrual podem variar bastante, com características próprias em cada organismo. Os mais comuns são as alterações de humor, como irritabilidade, ansiedade, tristeza, choro fácil, sensibilidade emocional e raiva, alterações no apetite e desejos alimentares (maior vontade de doces, massas e carboidratos em geral), distúrbios do sono (dificuldades para dormir, insônia ou sono agitado).
Entre os sinais físicos, podemos citar fadiga e cansaço, retenção de líquidos e inchaço — especialmente nas mãos, pés e rosto, sem esquecer das mamas, com aumento de sensibilidade e dor ao toque. Alterações gastrointestinais, como cólicas, prisão de ventre ou diarreia também são frequentes.
O diagnóstico da TPM é clínico, ou seja, baseado nos sintomas e queixas da mulher, associados a exames ginecológicos, quando indicados, para investigar possíveis causas associadas para o desconforto.
Acupuntura no tratamento da TPM
A acupuntura oferece uma abordagem abrangente para o tratamento da TPM, direcionando seus benefícios para múltiplos sintomas. Ao estimular pontos específicos, a terapia regulariza os desequilíbrios hormonais, diminui a sensibilidade mamária, reduz a retenção de líquidos e alivia as cólicas abdominais.
Além disso, a prática contribui ainda para o equilíbrio emocional, aliviando a irritabilidade, ansiedade e oscilação de humor associados à TPM.
Tipos de ação
Analgésica: trabalha na diminuição da dor ao estimular pontos específicos do corpo feminino. É indicada para casos de cólicas menstruais, enxaqueca e dores de cabeça e até como parte do tratamento da endometriose.
Anti-inflamatória: as sessões de acupuntura liberam substâncias que têm efeito anti-inflamatório, como o cortisol e a serotonina, que contribuem para diminuir o estresse e promover a sensação de relaxamento. Esta resposta ajuda a controlar os sintomas da TPM, como irritabilidade e ansiedade.
Regulador hormonal: a partir dos estímulos periféricos, o sistema nervoso central libera comandos capazes de controlar a produção hormonal. Esta atuação da acupuntura ajuda a diminuir as náuseas e contribui no tratamento da infertilidade.
Agende sua sessão de acupuntura na Clínica Ânima e experimente o alívio dos sintomas da TPM de forma integral. Recupere seu equilíbrio e bem-estar hoje mesmo!
Leia também:
Como a Acupuntura Pode Ajudar no Tratamento da Ansiedade