Atendimento
Segunda a sexta: das 8h às 18h

As doenças da pele representam, atualmente, a quarta maior causa de incapacitação ao redor do mundo. O dado em si parece absurdo, não é mesmo?

Mas é isso que acontece! Afinal, estamos falando do maior órgão do corpo humano.

Os problemas que podem atormentar nossa pele não ficam apenas relacionados à parte estética. Ela, diariamente, em nosso dia a dia, está sujeita a vírus, fungos, elementos que causam irritação e inflamação, além de raios solares.

O objetivo dos profissionais da Clínica Ânima é identificar as doenças da pele e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente. Sempre prezando pela segurança e com atendimento humanizado.

Portanto, fique sempre atento a qualquer alteração e procure um profissional qualificado.

Vamos conhecer as principais doenças que atingem essa estrutura?

Trata-se de uma doença de pele que surge devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas. Elas tornam-se inflamadas e infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Em outras palavras, ocorre a obstrução da abertura do folículo, favorecendo a proliferação de bactérias. Ela possui vários graus de inflamação.

Doença que tem como característica o surgimento de manchas escuras na pele. Costumam aparecer mais na face, mas pode acometer braços, pescoço e colo. Muito frequente em mulheres, principalmente durante a gravidez, devido às alterações hormonais que ocorrem nesse período.

Condição que afeta a pele, principalmente na região central facial. Apresenta sintomas como vermelhidão, inchaço e pontos vermelhos cheios de pus no rosto. Ela costuma ser confundida com outros problemas de pele, como a acne.

As cicatrizes são, basicamente, a resposta do corpo para algum trauma ou lesão de pele. Geralmente, sua cicatrização leva aproximadamente 6 meses, ganhando uma tonalidade esbranquiçada ou próxima da cor da pele no fim do processo. Entre suas principais complicações está a formação do queloide (crescimento anormal do tecido que se forma no local do trauma).

Em suma, as rugas são depressões e linhas que se formam na pele devido ao processo de envelhecimento. Elas surgem devido às dobras formadas pela força da musculatura facial ao longo dos anos. Costumam aparecer em áreas mais expostas ao sol como testa, pescoço, mãos e braços. Existem diversos tipos de rugas.

Tumor que pode atingir a pele. Figura entre o câncer mais frequente no Brasil e no mundo. Ocorre devido ao processo de multiplicação das células sem controle e pode ser classificado de duas formas: o câncer de pele melanoma (tem origem nas células produtoras de melanina) e câncer de pele não melanoma (o mais frequente, com feridas que não cicatrizam facilmente).

A queda de cabelo acontece de forma natural. Contudo, existem casos onde a queda é excessiva e precisa de tratamento. Suas causas incluem o estresse, ansiedade, alterações hormonais, entre outras. No caso de unhas frágeis, pode ser um sinal de hipotireodismo, doenças dermatológicas e anemia.

Manchas e verrugas são alterações na pele que podem aparecer com o tempo. Contudo, elas podem indicar problemas de saúde, que merecem atenção e cuidados médicos. As manchas podem indicar o câncer de pele. Já as verrugas podem ser causadas pela infecção do vírus HPV, que afeta a camada superficial da pele.

É a causa mais comum para a perda de cabelo, sendo caracterizada pelo afinamento progressivo dos fios. Nos homens, a condição começa com o recuo da linha do cabelo na testa e pode progredir para a calvície completa. Nas mulheres, tende a causar um afinamento difuso do cabelo no topo da cabeça..

Outros Tratamentos

Outros tratamentos incluem também:

Trata-se de uma infecção que afeta as unhas, causada por fungos. Eles se alimentam de queratina, proteína que forma a maior parte das unhas.

Lesões epiteliais que apresentam coloração, usualmente acastanhadas. Costumam atingir pessoas com mais de 50 anos.

Inflamação que provoca vermelhidão e descamação na pele em algumas áreas da face e couro cabeludo. É uma doença de caráter crônico.

A psoríase afeta as unhas e mãos dos pés, sendo muito confundida com micose. Para o diagnóstico de micose verifica-se a presença de fungos. Para a psoríase recomenda-se a biópsia.

Caracteriza-se por manchas escamosas ásperas na pele, causadas por anos de exposição ao sol. Apresentam potencial de transformação para câncer de pele.