Acne

Você já deve ter ouvido falar em acne, ou pelo menos já teve, em algum momento da sua vida.

Trata-se de um processo inflamatório que ocorre na pele, principalmente no rosto, devido a obstrução de glândulas sebáceas, com oleosidade e também pele morta.

Quando esta obstrução ocorre, a pele não consegue eliminar as impurezas (processo natural), tornando-se foco de bactérias.

O resultado são os tão conhecidos cravos e espinhas, além de nódulos e pústulas. Além da face, ela pode se manifestar em outras áreas do corpo, como peito e costas. Costuma aparecer na puberdade, estimulada pela produção de hormônios.

Atualmente, existem diferentes tipos de acne, cada uma com sua característica. Vale salientar que seu tratamento é justamente projetado de acordo com estas características, causas associadas e também grau da inflamação.

Quais os principais tipos de Acne?

Como dito anteriormente, existem vários tipos de acne, entre elas:

• Acne grau 1: cravos e poros, com aparência mais aberta;
  • Acne grau 2: o paciente apresenta, além dos cravos, algumas espinhas, com aparência avermelhada;
  • Acne grau 3: o paciente aqui apresenta também nódulos e cistos endurecidos debaixo da pele.
  • Acne grau 4: além de todos os sinais anteriores, nódulo e cistos deixam marcas permanentes e cicatrizes na pele;
  • Acne grau 5: conhecida com acne fulminante, é uma forma rara da condição. Além das espinhas, surgem outros sintomas, como febre e dor nas articulações.

Como realiza-se o tratamento para a Acne?

O tratamento vai depender do grau de acne que o indivíduo desenvolveu.

Na consulta com o dermatologista, são definidas as prioridades e formas de como será realizado o tratamento.

De forma geral, ele pode incluir o uso de sabonetes, cremes e loções, além de química específica. Em casos mais severos, podem também ser utilizados medicamentos de uso contínuo.

O principal objetivo é evitar a maior obstrução das glândulas sebáceas. Mudanças na dieta também podem auxiliar no controle do problema.

Dúvidas? Entre em contato conosco!