Cancer de Pele

O câncer de pele é o câncer mais comum no Brasil: atualmente, ele representa 25% de todos os tumores malignos que são diagnosticados no país.

Trata-se de uma doença que tem origem nos melanócitos, que são as células responsáveis por produzir a melanina (cor da nossa pele).

Ele pode ser de vários tipos.

Entre os mais comuns estão os carcinomas (tumores benignos) e os melanomas (malignos, que têm risco de metástase, ou seja, a capacidade de se espalhar para outros órgãos).

A maioria dos seus diagnósticos é ligada à exposição excessiva aos raios ultravioleta do sol.

O câncer de pele apresenta sintomas?

Geralmente, as lesões associadas possuem características de feridas que não cicatrizam na pele, mudança de cor constante, sangramento e também mudanças no tamanho geral.

Além disso, a lesão pode coçar muito, apresentar assimetria e bordas totalmente irregulares.

Se detectado em fase inicial, este tipo de câncer possui um bom prognóstico.

Inclusive, atualmente, houve um aumento na taxa de sobrevida de pacientes com a doença, justamente por detecção precoce e a introdução na medicina de novos medicamentos para seu combate.

Como é realizado o diagnóstico do câncer de pele?

O diagnóstico é realizado por um médico dermatologista.

Ele leva em conta o aspecto clínico da lesão e sua coloração. Seu veredicto também baseia-se no resultado da biópsia.

Tratamento para o câncer de pele?

Para câncer do tipo melanoma (maligno) são necessárias terapias adicionais, como quimioterapia e radioterapia que auxiliam no tratamento, dependendo do estágio em que o câncer se encontra.

Para o Carcinoma (tumores benignos), a cirurgia também é indicada. Existem várias técnicas para sua remoção como criocirurgia (que utiliza o congelamento da lesão), eletro-curetagem (que usa uma corrente elétrica), entre outras.

A quimioterapia e a radioterapia aqui são usadas apenas para eliminar o restante de células cancerígenas que não foram removidas com cirurgia.

Dessa forma, se você notar qualquer alteração de pele, pintas que aumentam de tamanho ou também feridas que não cicatrizam, procure um dermatologista imediatamente.

Para mais informações, entre em contato conosco!