O melasma é uma condição na qual o indivíduo apresenta manchas escuras na pele. Elas normalmente aparecem no rosto e também em áreas mais expostas ao sol, com os braços e o colo.
Ela é mais comum em mulheres, mas pode afetar também os homens.
Trata-se de uma condição crônica e recidivante. Pessoas com pele morena, como africanas e descendentes, produzem automaticamente mais melanina, ou seja, são as que mais apresentam a condição.
O melasma possui vários tipos, que conheceremos adiante.
Tipos de melasma
Como dito anteriormente, o melasma se manifesta mediante a deposição aumentada de melanina na pele, resultando em manchas com limites bem demarcados, com formatos irregulares.Assim, ele pode ser classificado nos seguintes tipos:Melasma epidérmico: melanina muito concentrada na epiderme, camada protetora superficial da pele;Melasma Dérmico: atinge a derme, camada intermediária da pele.Melasma mito: junção de ambas condições acima.Todo o diagnóstico é realizado pelo dermatologista. Ele é feito a partir de observações das manchas e também análise clínica ambulatorial.O tratamento inclui cremes de clareamento. Lembrando que o melasma é uma condição que retorna se não for tratada diariamente.