Biópsia

Em suma, a biópsia é um exame invasivo, recomendado em caso de suspeita de algumas doenças. Consiste, basicamente, na retirada de uma amostra do tecido do paciente ou célula, para posterior análise em laboratório.

Por mais que à primeira vista pareça algo preocupante, grande parte das biópsias realizadas são indolores e de baixo risco.

Ela é capaz de identificar inúmeras lesões, inclusive o câncer. É necessária a fim de diagnosticar o problema de saúde, para iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Biópsia

Como é realizada a biópsia?

O procedimento é realizado através de anestesia local, ou sedação leve, dependendo da escolha do profissional responsável. Não exige internamento. Contudo, o paciente pode sentir ardor no local, por alguns minutos.

É feito o recolhimento do material através de cirurgia invasiva. O resultado pode ser negativo ou positivo, podendo ser realizado mais de uma vez para confirmação do diagnóstico (em casos positivos).

Em casos, por exemplo, de doenças infecciosas, este exame ajuda a identificar o agente infeccioso que está causando a alteração.

Biópsia de pele

A decisão, por parte do dermatologista, de realizar a biópsia, geralmente se dá através de exame visual, em que o equipamento de imagem sugere alguma alteração.

Essas alterações incluem manchas escuras na pele, doenças inflamatórias ou crescimento de massa anormais.

Assim, com a sua realização, é possível saber se há comprometimento do tecido, e também qual a gravidade da situação, possibilitando um tratamento mais rápido e eficiente.

Principais tipos de biópsia de pele

Existem, na verdade, vários tipos de biópsia de pele. O dermatologista escolherá a que mais se adequa ao caso do paciente. Entre as mais comuns, destacam-se:

• Biópsia por raspagem: remoção da camada superficial da pele, com auxílio de um bisturi. Por mais que seja superficial, a amostra pode ser mais extensa do que outros tipos;
  • Biópsia por “punch”: com auxílio de um cilindro com superfície cortante, o dermatologista remove uma amostra, que pode chegar até a gordura subcutânea;
  • Biópsia por excisão: remoção de fragmentos de grande extensão;
  • Biópsia por incisão: remoção de apenas uma parte da lesão.

Converse sempre com seu dermatologista sobre o assunto.

Qualquer dúvida, você pode entrar em contato conosco!