Celulite

Também conhecida por lipodistrofia ginoide, a celulite é, basicamente, uma alteração na pele, causada pelo acúmulo de água, gorduras e toxinas nas células. Elas tornam estas estruturas “cheias” e endurecidas, deixando o local com muitos desníveis e nódulos, que se manifestam através de “furinhos” indesejados sob a pele.

A celulite não é uma condição grave, contudo pode causar desconforto por conta da aparência que confere à pele do indivíduo.

Existem diferentes graus de celulite. Ela pode ser considerada leve, moderada ou grave, de acordo com fatores como profundidade e quantidade de “furinhos”, a presença de flacidez e o aspecto das áreas atingidas.

Mas afinal, qual a causa da celulite?

Atualmente, não se sabe com exatidão o que realmente leva a quadros de celulite.

Porém, acredita-se que fatores hereditários possam influenciar diretamente no aparecimento e também nos diferentes graus no corpo do paciente. Além disso, condições como excesso de peso, principalmente em mulheres, podem causar desequilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular.

De modo geral, ela é causada por uma alteração na distribuição do tecido adiposo do corpo do paciente.

Em casos muito severos, a celulite pode levar também a dor e a sensibilidade da pele, justamente pelo desequilíbrio na distribuição de tecido adiposo pelo corpo.

Como funciona o tratamento para a celulite?

Os tratamentos para essa condição variam de acordo com o grau de celulite que o paciente apresenta. Eles vão desde cremes e pomadas para aliviar a questão estética, até mesmo a realização de cirurgias e procedimentos estéticos.

Entre os procedimentos estéticos mais comuns estão a drenagem linfática, a massagem modeladora, a mesoterapia e a radiofrequência.

Uma forma de tratamento conservadora, inclui mudanças nos hábitos de vida do paciente, e também a alteração na dieta, como forma de ajudar a diminuir a aparência da celulite.

Dúvidas? Entre em contato conosco!