O microagulhamento é um tratamento estético destinado para a estimulação de colágeno na pele e redução dos sinais do envelhecimento. Todo procedimento é realizado através de agulhas muito finas, que facilitam a aplicação de substâncias.
Portanto, indica-se o mesmo para corrigir problemas como rugas, cicatrizes de estrias e também acnes. Além disso, ele tem aplicação em queimaduras e queda capilar.
Como é feito o microagulhamento?
O tratamento por microagulhamento pode ser realizado através de diferentes técnicas. Mas, basicamente, o procedimento baseia-se na aplicação de agulhas que perfuram diferentes camadas da pele, causando micro ferimentos e pequenas lesões, que estimulam a regeneração de forma natural.
Essas agulhas podem ser feitas de aço cirúrgico ou titânio. O tipo de pressão exercida na pele e tipo de agulha vão depender inteiramente de acordo com o local tratado. Em outras palavras, regiões mais sensíveis necessitam de menos pressão e agulhas mais finas, por exemplo.
Problemas tratados pelo microagulhamento
Entre os principais problemas tratados com o microagulhamento destacam-se:
- Clareamento de manchas na pele;
- Diminuição de poros dilatados na face;
- Eliminação de cicatrizes causadas pela acne ou por pequenas feridas;
- Combate de rugas e promoção do rejuvenescimento da pele;
- Eliminação de estrias.
Duração dos resultados e contraindicações
De forma geral, o microagulhamento dura em torno de dois a três meses. Geralmente, é possível observar uma melhora na pele, após cerca de duas a quatro sessões. Elas são aplicadas com intervalos de um mês para que toda a pele possa se recuperar.
Em questão de dores, o tratamento é tolerável. Geralmente, aplica-se um potente anestésico tópico para alívio de possíveis dores. Em alguns casos, são indicados bloqueios anestésicos dependendo da região a ser tratada. O médico pode receitar um analgésico no pós-operatório.
Algumas das contraindicações do procedimento incluem doenças vasculares, distúrbios hemorrágicos, alergia a metal e infecções cutâneas. Dessa forma, consulte sempre um profissional antes de qualquer ação.