Os rins são estruturas fundamentais para o funcionamento do nosso corpo. São eles que filtram o sangue e ajudam na eliminação das toxinas do organismo. De forma geral, as doenças renais são silenciosas. Dessa forma, apresentam, atualmente, crescentes taxas de mortalidade, com elevados custos de saúde no mundo.
As doenças renais são doenças que afetam a estrutura e função renal, com múltiplas causas e múltiplos fatores de risco. São doenças que apresentam um curso prolongado, que torna-se grave com o tempo, mesmo com a maioria da evolução da doença sendo apresentada de forma totalmente assintomática.
Elas podem também ser causadas por inflamações em outras partes do corpo, e variam de condições simples até condições mais graves, podendo, inclusive, causar a perda total do órgão.
Insuficiência renal
Em suma, a insuficiência renal é a incapacidade do rim de realizar seu papel, de filtragem do sangue e eliminação das toxinas. Ela pode acontecer devido a desidratação e também por lesão, pela presença de pedras nesses órgãos.
Ela pode ser classificada de duas formas, que varia de acordo com a velocidade de perda de funcionamento do órgão. São elas:
- Insuficiência renal crônica: perda gradual da função do órgão, levando ao surgimento de sintomas que pioram com o tempo;
- Insuficiência renal aguda: rápida redução da função renal.
De forma geral, a insuficiência renal aguda tem cura. A forma crônica da doença nem sempre.
Diagnóstico
O diagnóstico da insuficiência renal é feito por exames de sangue e de urina com avaliação de parâmetros como sódio, potássio e ureia. A presença de proteínas é indicativo de alteração de funcionamento dos rins. Além disso, o médico responsável pode indicar a realização de outros exames, como a ressonância magnética, a tomografia computadorizada e o ultrassom.
Você tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a Clínica Ânima!