A infecção urinária se caracteriza por qualquer infecção causada por micro-organismos que afetam o sistema urinário. Dessa forma, dependendo da estrutura atingida, ela pode ter diferentes nomes. Por exemplo, em casos onde a uretra é atingida, a infecção urinária é conhecida como uretrite, já nos casos em que acomete diretamente o rim, ela é chamada de pielonefrite.
São vários organismos que podem causar o problema. Contudo, existe uma bactéria, chamada de Escherichia coli, presente naturalmente no organismo e importante para o processo digestivo, que costuma ser a principal causadora do problema.
Ela costuma atingir mais mulheres. Isto, por questões anatômicas. A uretra da mulher é bem menos alongada que a uretra masculina, o que favorece a proliferação de micro-organismos na região.
Quais são os sintomas da infecção urinária?
Existem diversos sintomas que são comuns em casos de infecção urinária. Os mais comuns são os seguintes:
- Febre alta;
- Dores na bexiga e nas costas;
- Ardor ao urinar;
- Necessidade de urinar com frequência; contudo, há escassa eliminação de urina.
O diagnóstico leva em conta o histórico clínico do paciente, coleta de exames de urina e também urocultura com antibiograma, que tem como objetivo a identificação do agente infeccioso, e para orientar no melhor tratamento.
Quais os tratamentos utilizados para a infecção urinária?
Os casos de infecção urinária podem ter diferentes tratamentos. Muitas vezes, o próprio organismo dá conta de eliminar as bactérias sozinho. Contudo, como a origem do problema está ligada a bactérias, seu tratamento baseia-se no uso de antibióticos.
Para alívio da dor e inflamação, podem ser receitados ainda analgésicos e antiinflamatórios. Recomenda-se, primordialmente, a ingestão de água, que contribui diretamente para a cura e para a prevenção do problema.
Além disso, é importante que o paciente acompanhe corretamente todas as regras prescritas pelo médico, para que todo tratamento seja bem sucedido. A duração do tratamento varia de acordo com o tipo de infecção e também com o tipo de antibiótico receitado.
Para mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Clínica Ânima!