Os tratamentos renais podem incluir alimentação adequada e medicamentos. Em casos mais graves, quando o rim está muito comprometido, pode ser necessária a realização da hemodiálise, que realiza a filtragem do sangue, ou até mesmo, um transplante de rins.
Toda vez que o rim perde suas funções, o organismo não é mais capaz de filtrar o sangue, causando acúmulo de toxinas.
Assim, de forma geral, o tratamento terá foco total no que está causando a insuficiência renal, que varia muito. Geralmente, eles são focados na restauração do fluxo de sangue e remoção de possíveis obstruções no trato urinário.
Dessa forma, os principais atendimentos incluem:
Medicamentos
Geralmente, são utilizados antibióticos. Eles são prescritos com intuito de reduzir, tratar e prevenir todas as infecções que podem estar causando ou agravando a insuficiência renal. Medicamentos diuréticos, por exemplo, são usados para ajudar os rins a eliminar os líquidos.
Alimentação equilibrada
Em casos em que a doença já se instalou, deverá ser feita uma restrição alimentar e também de líquidos. O foco é a redução de toxinas que normalmente são eliminadas pelos rins. Dieta rica em carboidratos e pobre em proteínas, sal e potássio são, geralmente, recomendadas.
Diálise
A diálise é um procedimento que envolve o desvio de sangue para fora do corpo, em uma máquina, que filtra todos os resíduos presentes.
Com essa filtragem, o sangue torna-se limpo, e é devolvido ao corpo. A diálise pode salvar vidas. Nem sempre ela é necessária; usada em situações em que há sério comprometimento da função renal, e o indivíduo não conseguir mais urinar.
Prevenção
Um estilo de vida saudável ainda é, e sempre será, o melhor tratamento para qualquer tipo de doença, inclusive as renais. Procure sempre se manter ativo e, caso esteja com algum tipo de condição, siga à risca a orientação do seu médico.
Saiba mais sobre os tratamentos renais, conversando com a gente!