Acupuntura para osteoartrite: reduzindo a dor nas articulações!
Postado em: 28/08/2023
Acupuntura para osteoartrite: A Osteoartrite, conhecida também como artrose, é uma condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Trata-se de um processo natural que ocorre à medida que envelhecemos.
Essa condição se manifesta pelo desgaste da cartilagem que reveste as articulações do corpo, resultando em desconforto e limitação dos movimentos. Ao longo do tempo, a artrose pode afetar diversas articulações, como joelhos, quadris, mãos, coluna vertebral e outras áreas do corpo.
Indivíduos que enfrentam artrose costumam manifestar certos sintomas característicos, tais como dores persistentes, inchaço nas articulações afetadas, perda de flexibilidade, dificuldade em realizar atividades cotidianas, agravamento de lesões prévias, além da percepção de que tratamentos paliativos já não surtem o mesmo efeito.
Pessoas que desenvolvem esse problema costumam fazer tratamento para controlar a dor e diminuir as chances de progressão do desgaste. No entanto, existem diversas formas para dar conforto e alívio à dor, proporcionando aos pacientes uma vida um pouco melhor e com a menor perda da capacidade possível.
Tratamento para osteoartrite
A artrose é uma doença crônica que piora progressivamente com o passar dos anos. O manejo da osteoartrite pode muitas vezes reduzir os sintomas, manter o paciente ativo e, em alguns casos, retardar a progressão desta patologia.
Seu tratamento inclui uma combinação de terapias com e sem medicamentos e, em quadros mais graves, correção cirúrgica.
A abordagem terapêutica para a artrose tem como principal objetivo o gerenciamento da dor, redução do inchaço e aprimoramento da qualidade de vida, além de prevenir a progressão da lesão.
Não medicamentoso
Perda de peso
O excesso de peso está associado a um maior risco de desenvolvimento de artrose, principalmente nos joelhos. Estudos que acompanharam pacientes com sobrepeso por 10 anos mostraram que aqueles que perderam pelo menos 4,5 kg diminuíram em 50% o risco de osteoartrite nos joelhos.
Mesmo nos pacientes com sobrepeso ou obesidade que já apresentam artrose estabelecida, perder peso diminui a pressão sobre as articulações, diminuindo a dor e melhorando a capacidade funcional.
Fisioterapia
Um fisioterapeuta capacitado pode elaborar exercícios individualizados para fortalecer os músculos em torno da sua articulação, aumentando a amplitude do movimento.
Quanto mais forte e flexível é a musculatura ao redor das articulações, mais estáveis elas ficam diminuindo assim o atrito entre os ossos, a dor e a inflamação.
Acupuntura
A inserção de agulhas finas em pontos corporais estratégicos do paciente estimula as terminações nervosas existentes na pele e outros tecidos, como os músculos, liberando neurotransmissores que desencadeiam efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, aliviando assim as dores provocadas pela osteoartrite.
Ainda não existem recursos capazes de regenerar o tecido cartilaginoso, porém, o uso de terapias como a acupuntura devolvem ao paciente a sensação de bem-estar e promovem a eliminação das dores, trazendo de volta a qualidade de vida.
Medicamentoso
Analgésicos
Analgésicos simples, como o paracetamol e a dipirona ajudam a aliviar a dor em casos iniciais. Esses medicamentos, porém, não agem diretamente na inflamação da osteoartrite, tendo efeito apenas temporário.
Anti-inflamatórios
Os anti-inflamatórios possuem efeito analgésico e atuam diretamente na inflamação, apresentando melhores resultados que os analgésicos comuns. São medicamentos que atuam aliviando a dor até nos casos de artrose moderada ou severa.
Injeção de ácido hialurônico
Injeções de hialuronato são geralmente reservadas para os pacientes com osteoartrite que não podem tomar anti-inflamatórios ou que não apresentem alívio adequado da dor com eles. Após a injeção, o alívio da dor pode durar vários meses.
Dê um basta à dor nas articulações! Descubra como a acupuntura pode transformar sua vida na Clínica Ânima. Nossos especialistas vão montar um tratamento personalizado para você! Entre em contato conosco e agende agora sua consulta.
Leia também:
O que faz um especialista em nefrologia?