Principais causas de Dor Pélvica

A Dor Pélvica é uma condição comum que pode afetar homens e mulheres de todas as idades. A dor pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo infecções, condições inflamatórias, problemas ginecológicos e musculoesqueléticos. Saiba mais!

Principais causas de Dor Pélvica

Causas ginecológicas da Dor Pélvica

As causas ginecológicas de dor pélvica são as mais comuns. Elas incluem:

  • Ciclo menstrual: A dor menstrual, também conhecida como dismenorreia, é a dor que ocorre antes ou durante o período menstrual. É uma condição comum que afeta cerca de 50% das mulheres.
  • Endometriose: A endometriose é uma condição em que o tecido que reveste o útero cresce fora do útero. Pode causar dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual e infertilidade.
  • Doença inflamatória pélvica: A doença inflamatória pélvica (DIP) é uma infecção dos órgãos reprodutivos femininos. Pode causar dor pélvica aguda, febre, corrimento vaginal e dor ao urinar.
  • Cistos ovarianos: Os cistos ovarianos são bolsas cheias de líquido que se formam nos ovários. A maioria dos cistos ovarianos é benigna, mas alguns podem causar dor pélvica.
  • Gravidez ectópica: A gravidez ectópica é uma gravidez que ocorre fora do útero. Pode causar dor pélvica súbita e intensa, sangramento vaginal e náuseas.

Causas urológicas

As causas urológicas de dor pélvica incluem:

  • Infecção do trato urinário: A infecção do trato urinário (ITU) é uma infecção que afeta a bexiga, os ureteres ou os rins. Pode causar dor pélvica, dor ao urinar, urgência e frequência urinária.
  • Cálculos renais: Os cálculos renais são depósitos de minerais que se formam nos rins. Podem causar dor pélvica aguda, náuseas e vômitos.

Causas musculoesqueléticas

As causas musculoesqueléticas de dor pélvica incluem:

  • Inflamação das articulações sacroilíacas: As articulações sacroilíacas são as articulações que conectam a coluna vertebral ao osso do quadril. A inflamação dessas articulações pode causar dor pélvica, dor na parte inferior das costas e dor ao andar.
  • Lesões musculares: As lesões musculares na região pélvica podem causar dor pélvica, dor ao andar e dor ao sentar.

Outras causas

Outras causas de DOR PÉLVICA incluem:

  • Doenças inflamatórias intestinais: As doenças inflamatórias intestinais (DII), como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, podem causar dor pélvica, diarreia e sangramento retal.
  • Doenças sexualmente transmissíveis: Algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a clamídia e a gonorreia, podem causar dor pélvica.
  • Câncer: O câncer de ovário, o câncer de útero e o câncer de próstata podem causar dor pélvica.

Diagnóstico

O diagnóstico da “dor pélvica” depende da causa subjacente. O médico irá realizar um exame físico e solicitar exames, se necessário, para determinar a causa da dor.

Tratamento

O tratamento da dor pélvica depende da causa subjacente. As opções de tratamento incluem:

  • Medicamentos: Os medicamentos podem ser usados para tratar a dor, a inflamação e a infecção.
  • Cirurgia: A cirurgia pode ser necessária para tratar algumas causas de dor pélvica, como cistos ovarianos, endometriose e doença inflamatória pélvica.
  • Cuidados de suporte: Os cuidados de suporte, como repouso, fisioterapia e terapia, podem ajudar a aliviar a dor e melhorar a função.

Prevenção

Não há uma maneira definitiva de prevenir a dor pélvica. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolver dor pélvica, incluindo:

  • Manter um peso saudável: O excesso de peso pode aumentar o risco de desenvolver doenças ginecológicas, como endometriose e DIP.
  • Pratica regularmente exercícios: Os exercícios podem ajudar a fortalecer os músculos da pélvis e reduzir o risco de dor pélvica.
  • Ter relações sexuais seguras: O uso de preservativos pode ajudar a prevenir a infecção por DSTs.

Se você está sentindo Dor Pélvica, é importante consultar um médico para determinar a causa da dor e o tratamento adequado. Entre em contato e agende sua consulta!

Leia Também

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Igor Mazar Anestesiologista especialista em Clínica de Dor e Acupuntura

Formado em Medicina pela faculdade de Medicina de Santo Amaro, com residência em Anestesiologia e especialização em Clínica de Dor e Acupuntura
Registro CRM-SP nº

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Renata Collioni Mazar Nefrologista

Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC e com residência em Nefrologia pela mesma instituição
Registro CRM-SP nº

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Giovanna Mori Almeida Dermatologista Estética

Formada em Medicina pela Universidade Cidade de São Paulo e com Especialização em Dermatologia pela Faculdade Paulista de Serviço Social, FAPSS/SP
Registro CRM-SP nº 157.235

=
Clínica Ânima
Endereço

Avenida Francisco Matarazzo, 1752 Água Branca, Cj. 1009
São Paulo - SP

Responsável Técnico
Igor Mazar (CRM 129.270)