Principais medicamentos utilizados na Fibromialgia

A Fibromialgia é uma condição crônica que causa dor generalizada, fadiga, rigidez e sensibilidade ao toque. A causa da fibromialgia é desconhecida, mas acredita-se que seja causada por uma combinação de fatores, incluindo alterações genéticas, alterações no sistema nervoso central e fatores ambientais.

Principais medicamentos utilizados na Fibromialgia

O tratamento da fibromialgia é focado no alívio dos sintomas e na melhora da qualidade de vida. Os medicamentos são uma parte importante do tratamento, mas também são importantes outras medidas, como a fisioterapia, a terapia cognitivo-comportamental e o controle do estresse.

Os principais medicamentos utilizados na fibromialgia são:

  • Antidepressivos: Os antidepressivos são os medicamentos mais utilizados no tratamento da fibromialgia. Eles ajudam a reduzir a dor, a fadiga e a sensibilidade ao toque. Os antidepressivos mais utilizados na fibromialgia são a amitriptilina, a nortriptilina e a duloxetina.
  • Anticonvulsivantes: Os anticonvulsivantes também são eficazes no tratamento da fibromialgia. Eles ajudam a reduzir a dor e a melhorar o sono. Os anticonvulsivantes mais utilizados na fibromialgia são a gabapentina e a pregabalina.
  • Musculorelaxantes: Os relaxantes musculares podem ajudar a reduzir a dor e a rigidez muscular. Os relaxantes musculares mais utilizados na fibromialgia são o ciclobenzaprina e o tizanidina.
  • Medicamentos para a dor: Os medicamentos para a dor, como os analgésicos opioides, podem ser usados para tratar a dor intensa. No entanto, esses medicamentos devem ser usados com cautela, pois podem causar efeitos colaterais graves, como dependência.

Outros medicamentos que podem ser utilizados no tratamento da fibromialgia incluem:

  • Betabloqueadores: Os betabloqueadores podem ajudar a reduzir a fadiga e melhorar a qualidade do sono.
  • Ácido gama-aminobutírico (GABA): Os medicamentos que aumentam os níveis de GABA no cérebro podem ajudar a reduzir a dor e a ansiedade.
  • Inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina (IRSNs): Os IRSNs são um tipo de antidepressivo que pode ajudar a reduzir a dor, a fadiga e a ansiedade.

O tratamento com medicamentos para a fibromialgia deve ser individualizado, pois o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. O médico irá avaliar os sintomas da pessoa e seus outros problemas de saúde para determinar o tratamento mais adequado.

É importante ressaltar que os medicamentos não curam a Fibromialgia, mas podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Entre em contato e agende sua consulta!

Leia Também

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Igor Mazar Anestesiologista especialista em Clínica de Dor e Acupuntura

Formado em Medicina pela faculdade de Medicina de Santo Amaro, com residência em Anestesiologia e especialização em Clínica de Dor e Acupuntura
Registro CRM-SP nº

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Renata Collioni Mazar Nefrologista

Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC e com residência em Nefrologia pela mesma instituição
Registro CRM-SP nº

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Giovanna Mori Almeida Dermatologista Estética

Formada em Medicina pela Universidade Cidade de São Paulo e com Especialização em Dermatologia pela Faculdade Paulista de Serviço Social, FAPSS/SP
Registro CRM-SP nº 157.235

=
Clínica Ânima
Endereço

Avenida Francisco Matarazzo, 1752 Água Branca, Cj. 1009
São Paulo - SP

Responsável Técnico
Igor Mazar (CRM 129.270)