Alívio da depressão com acupuntura: O que você precisa saber

A Depressão afeta aproximadamente 280 milhões de pessoas no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Este distúrbio é 50% mais comum entre as mulheres em comparação aos homens. Mais de 10% das gestantes e puérperas sofrem de depressão.

Alívio da depressão com acupuntura: O que você precisa saber

A acupuntura oferece diversos benefícios à saúde e se destaca como uma opção de tratamento natural para transtornos do humor, incluindo a depressão.

Continue a leitura para entender o que é acupuntura e como essa técnica pode atuar como medicina complementar no tratamento da depressão.

O que é acupuntura?

Na medicina tradicional chinesa, o foco está no Qi, a energia vital que percorre o corpo em movimento constante. Caracterizado por duas forças opostas: Yin (noturno, escuro, frio, feminino e negativo) e Yang (diurno, claro, quente, positivo e masculino), o equilíbrio entre ambas é crucial para a saúde.

Além do equilíbrio do Qi, a técnica considera o corpo como um sistema integrado. Para reequilibrar o Qi, o acupunturista utiliza agulhas finas em pontos específicos do corpo para estimular o fluxo e melhorar a circulação sanguínea para os órgãos. Quando o Qi flui pelos meridianos, promove a melhoria da saúde e do bem-estar.

Anteriormente chamada pseudociência, a acupuntura tem sido cada vez mais aceita pela medicina ocidental, com seus benefícios terapêuticos reconhecidos pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH).

Estudos recentes indicam que a acupuntura pode tratar condições como dor crônica, enxaqueca, infertilidade, cólicas menstruais e náuseas de quimioterapia ou gravidez.

Técnicas comuns

Alguns acupunturistas empregam diferentes formas de acupuntura durante o tratamento, tais como:

Acupuntura auricular (auriculoterapia): consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha para auxiliar no tratamento de problemas de saúde. 

Eletroacupuntura: as agulhas são estimuladas com corrente elétrica.

Ventosaterapia: utiliza ventosas de acrílico ou vidro, criando um vácuo parcial na pele. A sucção melhora a microcirculação sanguínea e potencializa a ação de óxido nítrico, uma molécula vasodilatadora, resultando em relaxamento na região.

Moxabustão: uma espécie de acupuntura térmica com aplicação de calor em determinadas áreas do corpo.

Muitos acupunturistas são especializados em fitoterapia, podendo recomendar fórmulas herbais chinesas para complementar o tratamento de seus pacientes. 

Como a acupuntura trata a depressão?

Cada vez mais estudos sugerem que a acupuntura pode aliviar os sintomas associados à depressão, mas, como destacado por uma revisão em 2020, são necessários mais estudos em larga escala.

O acupunturista direciona agulhas para pontos no corpo, buscando tratar os sintomas e liberar hormônios reguladores de humor e emoção no tratamento da depressão.

Apesar das controvérsias na pesquisa científica sobre a teoria da estagnação do Qi, um estudo de 2014 indica que a acupuntura libera endorfinas e pode estimular o fluxo sanguíneo. O aumento das endorfinas proporciona um impulso para a mente e o corpo, oferecendo alívio de alguns sintomas.

A acupuntura trata a depressão ao regular componentes-chave no cérebro e no sistema nervoso central, incluindo:

  • Opioides endógenos e receptores de opioides, desregulados em transtornos de humor como a depressão.
  • Hipocampo, parte do cérebro que pode encolher em pessoas com depressão.
  • Eixo hipotálamo-hipofisário-adrenal (HPA) e sistema neuroendócrino, associados à fisiopatologia da depressão, ou como a depressão pode afetar a função corporal.
  • Neuroinflamação, que pode afetar o eixo HPA e a síntese de serotonina.
  • Neurotransmissores e seus metabólitos, que podem ser afetados pela depressão.

Pessoas com depressão leve a moderada podem experimentar mudanças positivas após 8 a 12 sessões ao longo de 4 a 6 semanas, mas a duração e frequência do tratamento variam. Tudo depende do paciente, da gravidade dos sintomas e de como respondem ao tratamento, sendo que alguns se sentem melhor imediatamente, outros podem levar mais tempo.
A solução para uma vida mais leve pode estar mais perto do que você imagina. Nossos tratamentos de acupuntura têm ajudado muitas pessoas a superar a depressão de forma natural. Não ignore os sinais, agende agora mesmo sua consulta na Clínica Médica Ânima. Nossas especialidades incluem Acupuntura, Dermatologia, Clínica de Dor, Anestesiologia e Nefrologia, visando cuidados abrangentes e eficazes para sua saúde.

Leia também:

Alívio da ansiedade: o papel transformador da acupuntura

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Igor Mazar Anestesiologista especialista em Clínica de Dor e Acupuntura

Formado em Medicina pela faculdade de Medicina de Santo Amaro, com residência em Anestesiologia e especialização em Clínica de Dor e Acupuntura
Registro CRM-SP nº

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Renata Collioni Mazar Nefrologista

Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC e com residência em Nefrologia pela mesma instituição
Registro CRM-SP nº

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Giovanna Mori Almeida Dermatologista Estética

Formada em Medicina pela Universidade Cidade de São Paulo e com Especialização em Dermatologia pela Faculdade Paulista de Serviço Social, FAPSS/SP
Registro CRM-SP nº 157.235

=
Clínica Ânima
Endereço

Avenida Francisco Matarazzo, 1752 Água Branca, Cj. 1009
São Paulo - SP

Responsável Técnico
Igor Mazar (CRM 129.270)